WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Pastoreio Racional Voisin Recupera Pastagens Degradadas

O Sucesso da Pecuária Brasileira é Fortemente Atrelado à Abertura das Fronteiras Agrícolas e à Degradação do Meio Ambiente

Pastoreio Racional Voisin: Solução para Recuperação de Pastagens.

Segundo Jurandir Melado em artigo para o site Boi a Pasto, a pecuária brasileira ao mesmo tempo em que aumentou sua importância econômica, foi responsável pela degradação do meio ambiente. Isso se deu pela abertura das fronteiras agrícolas, causada pelas queimadas e pelo desmatamento e também, pela degradação das pastagens, causada pelo manejo inadequado.


Com isso, o Brasil conta hoje com um enorme estoque de áreas de pastagens degradadas e/ou subutilizadas que, em cálculos conservadores, somariam pelo menos, cerca de 100 milhões de hectares. A simples recuperação e a utilização adequada dessas pastagens degradadas bastariam para dobrar a produção pecuária brasileira, sem a derrubada de mais nenhuma árvore.


O manejo inadequado é o pastoreio contínuo, extensivo e o rotativo simples. Os conceitos de repouso e ocupação constituem a base das duas principais “leis universais do pastoreio racional”, os quais são desconhecidos pelos produtores e técnicos.


Melado relata que o melhor sistema de manejo de herbívoros a campo atualmente é o Pastoreio Racional Voisin (PRV ou Sistema Voisin). Entre as inúmeras vantagens do PRV está a capacidade de elevar a fertilidade do solo.


Com o objetivo de recuperar a pastagem degradada que Jurandir Melado elaborou o “Livro Pastoreio Racional Voisin” publicado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Segundo ele, o livro mostra ao produtor, como conseguir uma maior produção por área, com baixa utilização de insumos, e visando sempre promover a sustentabilidade do solo.


Autora da notícia: Dayene Schiavon de Castro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!