WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação. Livro atualizado!

Aumente sua produtividade realizando a adubação e o manejo correto de suas pastagens

Vacas comendo no pasto

O sucesso da exploração pecuária tem como ponto básico a adequada formação de pastagens. As espécies e variedades de plantas forrageiras diferem acentuadamente entre si. Uma das decisões a ser tomada nesse contexto, diz respeito à escolha da espécie forrageira que, por sua vez, está ligada a uma série de variáveis do meio. Portanto, o que se busca é reunir essas características em uma só espécie forrageira, mas como dificilmente será possível reunir essas características em uma só espécie, recomenda-se diversificá-las, no sentido de que as deficiências de uma sejam supridas por outra.

A área de pastagem com espécies cultivadas no Brasil está em torno de 115 milhões de hectares, destacando-se, nessa categoria, o gênero Brachiaria, enquanto a área com pastagem nativa é de 144 milhões, onde predominam centenas de espécies nativas. Anualmente semeiam-se cerca de 5,5 milhões de hectares para formação de pastagem, quer na forma de renovação, quer de formação propriamente dita.

Os conceitos de formação e renovação de pastagens devem ser bem caracterizados. Ambos se referem ao estado atual de uso da área como pastagem. O conceito de formação da pastagem é aplicado quando esta não for pastagem cultivada naquele espaço. Por outro lado, o conceito de renovação é aplicado a diferentes situações e em função do grau de degradação da pastagem cultivada.

A intensidade da agricultura, à base de forragens nas distintas regiões pastoris do Brasil, é determinada pelo solo e pelo clima, em união com os princípios que regulam a produção e utilização das mesmas. Embora as plantas forrageiras de regiões secas sejam diferentes daquelas de regiões úmidas, os princípios básicos de manejo que norteiam a sua utilização vão ser os mesmos, qualquer que seja a região.

Em virtude da modernização das técnicas e do surgimento de novas informações, o Livro Pastagem – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação foi atualizado. Esse livro auxilia o produtor na escolha das melhores espécies, inclusive com um capítulo que as agrupa por aptidão. O livro é de responsabilidade do doutor em Zootecnia na área de Pastagens, Hebert Vilela.




Confira o Livro Atualizado Pastagens – Seleção de Plantas Forrageiras, Implantação e Adubação



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!