WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O que é o Sistema de Pastoreio Racional Voisin?

O conceito de Pastoreio Rotativo tem origem ancestral

 

Pastoreio Racional Voisin é um sistema intensivo de manejo de gado.

 

Pastoreio Racional Voisin é um sistema intensivo de manejo de gado, da pastagem e do solo, proposto por André Voisin e apresentado através dos seus dois principais livros: "Produtividade do Pasto" e "Dinâmica das Pastagens". O sistema, também conhecido como "Método Voisin" (lê-se: 'voazam'), procura manter um equilíbrio do trinômio solo-capim-gado, sem prejudicar um em benefício de outro. Isto é obtido quando se consegue que o gado colha o capim sempre próximo do seu ponto ideal de desenvolvimento.

 

Frequentemente vemos atribuído ao André Voisin o título de criador do Sistema de Pastoreio Rotativo. Na realidade, o conceito de Pastoreio Rotativo tem origem ancestral.  Desde a antiguidade, que pastores de ovelhas guiavam seus rebanhos em busca de melhores pastos, mantendo o rebanho concentrado em um setor, com o uso da “primeira cerca elétrica” que é o cão pastor.

 

Essa concentração do rebanho tinha dois objetivos principais: manter o rebanho junto e mais facilmente protegido dos predadores, e forçar os animais a consumirem, de forma mais eficiente, a forragem disponível. Assim, intuitivamente, os pastores promoviam um pastoreio rotativo, com o rebanho só voltando a uma área já pastejada quando esta voltava a apresentar condições de uso novamente.

 

 

Fonte: Pastoreio Racional Voisin

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!