WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Novidade na AFE: Livro Criação de Codornas para Produção de Ovos e Carne atualizado!

Atividade requer baixo investimento e tem despertado o interesse de vários criadores

Codorna

A coturnicultura tem atraído pequenos criadores porque necessita de espaço pequeno para sua implantação e exige baixo investimento. Por conta disso, a atividade está se firmando como uma boa pedida para o agronegócio no Brasil. Alcançou expressividade na década de 1990, como um aumento no consumo de ovos de codorna no país, o que promoveu grande incentivo ao crescimento desta atividade.

O ovo de codorna é uma ótima alternativa para a alimentação humana, por apresentar em sua composição uma proteína de grande valor biológico e índice elevado de digestibilidade. Atualmente, este alimento está se tornando cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, sendo consumido por várias famílias de norte a sul.

Essa atividade oferece várias alternativas de exploração, com diferentes níveis de complexidade, técnicas e uso de recursos financeiros. Apesar dessa flexibilidade, há alguns aspectos muito importantes para quem pensa em iniciar uma coturnicultura comercial, como as dificuldades quanto ao manejo, ao mercado e a viabilidade do empreendimento inicial.

Ainda que existam várias espécies de codornas, algumas, como a Coturnix coturnix japônica, se tornou uma das mais criadas e tem sido difundida mundialmente devido à sua maior produtividade e melhor conversão alimentar.

Essa ave existe desde a antiguidade na Europa como ave migratória – de plumagem cinza-bege e pequenas listas brancas e pretas – e foi levada primeiramente para a Ásia – China, Coreia e, depois, para o Japão. A codorna, hoje criada em cativeiro, é o resultado de vários cruzamentos efetuados, no Japão e na China, a partir da subespécie selvagem Coturnix coturnix, de origem europeia.

Graças à sua alta fertilidade, abundante postura de ovos e exigência de pouco espaço para seu confinamento, mais a relativa facilidade de transporte, a codorna tornou-se uma das principais fontes de alimentação para os vietnamitas durante a guerra contra os Estados Unidos. No Brasil, elas foram trazidas por imigrantes italianos e japoneses na década de 50, e daí por diante sua produção vem se consolidando, tornando-se, bem como os ovos, importante opção alimentar no país.

Outra vantagem apresentada pelas codornas é a reprodução: essas aves se reproduzem cedo e, ainda, produzem grande quantidade de ovos, o que confere ao criador um número grande de produtos para vender. Ainda, sua saúde é melhor do que a das galinhas.

Para você que pretende iniciar ou para você que já possui uma criação de codornas e quer facilitá-la, apresentamos o Livro AFE Criação de Codornas para Produção de Ovos e Carne, que é uma ótima ferramenta para o coturnicultor e está atualizado!


Confira agora nosso Livro Atualizado Criação de Codornas para Produção de Ovos e Carne!

Fontes: Canal Rural – canalrural.com.br
Novo Negócio Startup – novonegocio.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!