WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Novidade AFE: 2º edição do Livro Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação

O clima e a irrigação são alguns dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer cultura

Clima e irrigação

Todo produtor rural precisa estar atento a vários fatores que exercem influência direta em sua produção. Dentre eles estão o clima e a irrigação, que são fundamentais para as plantas, que precisam de água em quantidades controladas, pois, tanto o excesso quanto a falta podem causar a morte delas.

É nesse contexto que se insere o Livro AFE Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação, que ganhou nova edição. Seu autor, Antônio Tubelis, explica que o clima é um fator físico que afeta praticamente todos os setores da sociedade, apresentando oscilações diárias, mensais, estacionais, de vários anos e, até mesmo, de séculos. Ainda acrescenta que esse fator só é lembrado em condições extremas, mas a observação, anotação e acompanhamento diário, por meses ou anos, é um instrumento precioso para as decisões, principalmente, do Produtor Rural.

Assim como a água é essencial para nós, humanos, ela também é vital para as plantas. A irrigação é uma das etapas fundamentais para o sucesso da lavoura. Cada planta precisa de uma determinada quantidade e frequência de água, o que torna fundamental realizar o correto manejo da irrigação nas lavouras.

Realizar o manejo de irrigação diz respeito à determinação do momento, quantidade e a forma como a água será fornecida à planta. É importante considerar também outros aspectos, como o controle fitossanitário, as condições econômicas, as estratégias adotadas para conduzir a cultura e o clima.

Por conta das mudanças climáticas, a agricultura sofre de uma forma ou de outra, isto é, seja pelo aumento das temperaturas, seja pela falta de água. Por conta disso, é preciso compreender o clima para que se façam adaptações com o intuito de diminuir a dependência climática, como é o caso dos sistemas de irrigação.

Porém, o produtor precisa entender que não é qualquer tipo de irrigação que promove diminuição nessa dependência, pois a irrigação depende da água e, consequentemente, da chuva. Somente uma forma de irrigação sustentável e inteligente consegue tornar a cultura mais autônoma em relação ao clima e as condições climáticas, quando se usa apenas o necessário de água.

O livro Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação ensina, de forma didática, a medir a temperatura do ar, a quantidade de chuva, e como processar, representar e analisar estas informações. Com base nesses dados, o produtor poderá programar as épocas de plantio e de colheita, fazer previsão de safra das culturas, e fazer o monitoramento da disponibilidade, da escassez e do excesso de água no solo da lavoura.

Sobre sua obra, Tubelis ainda destaca que “baseado nos dados meteorológicos processados na propriedade, o produtor poderá, com as explicações detalhadas da obra, programar época de plantio e de colheita, irrigação, trabalho com máquinas agrícolas etc. Além, é claro, de definir as melhores culturas para as diferentes condições climáticas de sua propriedade.”.

Confira agora a 2ª Edição do Livro AFE Conhecimentos Práticos Sobre Clima e Irrigação.


Fonte: Agrosmart – agrosmart.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!