WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Espécie de fungo ameaça cultura das bananeiras. Governo promoverá campanha de prevenção

O Mal-do-Panamá é uma ameaça às bananeiras e sua propagação nacional pode ser devastadora

 
Bananeiras

O Mal-do-Panamá, também conhecido como murcha de fusarium ou fusariose da bananeira, é uma doença causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, que vem ameaçando as plantações de bananeira em todo o mundo.

Esse fungo é resistente, podendo sobreviver no solo por até 20 anos, mesmo sem a presença do hospedeiro, ou até em hospedeiros intermediários. A contaminação é um pouco mais preocupante, pois, essa doença é capaz de dizimar um milhão de pés de banana num curto período de tempo.

Os principais sintomas do mal-do-panamá são a rachadura do pseudocaule e quebra de folhas, manchas vermelhas no interior do pseudocaule e o murchamento e amarelamento das folhas da bananeira.

A propagação desse fungo preocupa as autoridades, que estão desenvolvendo o Plano Nacional de Contingência, com medidas que evitem seu ingresso no território nacional. Esse plano é uma ação conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Departamento de Sanidade Vegetal, (DSV), e de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Segundo o diretor substituto do departamento, Marco Antônio Alencar, “como até o momento não existem variedades resistentes à praga, a melhor medida de controle é a exclusão, ou seja, evitar que o fungo seja introduzido no território”.

Até o momento, as tentativas de controlar o mal-do-panamá através de produtos químicos, pela inundação ou por práticas culturais não produziram resultados satisfatórios. Recomenda-se aos produtores evitar áreas com incidência da doença, predileção por mudas que sejam comprovadamente sadias e solos com índices elevados de matéria orgânica, o que dificulta a ação e a sobrevivência da praga no solo.


FONTES: MAPA – www.agricultura.gov.br
Grupo Cultivar – www.grupocultivar.com.br


por Renato Rodrigues.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!