WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Conheça a importância da conservação das nascentes

Melhorar a qualidade da água para, preservar as nascentes e o meio ambiente deve ser medidas constantes em nossa sociedade

A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e do bem estar de todos, por isso devemos preservar as nascentes.

Entre os diversos recursos fornecidos pela natureza, a água é o mais essencial ao seres vivos. Ela é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e do bem estar de todos. Mas, mesmo sabendo disso, o homem por meio de suas ações vem desmatando encostas e matas ciliares, usando indevidamente os solos, diminuindo a quantidade e a qualidade da água.


Melhorar a qualidade da água para o consumo e sua utilização em todos os aspectos necessários, além de preservar as nascentes e o meio ambiente devem ser medidas constantes em nossa sociedade a fim de garantir a sobrevivência tanto humana quanto das espécies de plantas e animais que habitam a superfície terrestre.


Quanto aos processos de recuperação e conservação de nascentes, eles se baseiam, principalmente, na adoção de procedimentos que atuam na relação solo x água x planta. Os fundamentos básicos desses procedimentos são a proteção da superfície do solo, a criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.


Outro método de preservação das nascentes é por meio da construção de cercas, de forma a fechar a área da nascente, evitando a entrada de animais e, por consequência, o pisoteio e compactação do solo. Além disso, deve-se preservar a limpeza nas proximidades da cerca.

 

Quando as nascentes encontram-se dentro de propriedades rurais, o produtor pode adotar certas medidas de proteção do solo e da vegetação que englobam desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas a fim de preservar e recuperar as nascentes.


Vale ressaltar que quando há presença abundante de água em uma fazenda ou sítio, isso significa riqueza, facilidade de produção, alternativa de diversas fontes de renda, ou seja, benefícios para o proprietário. Por isso, o produtor deve conhecer todas as técnicas de recuperação e preservação de nascentes, a fim de garantir sempre esses benefícios.


O conhecimento dessas técnicas pode ser adquirido por meio do livro Conservação de Nascentes, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. Neste livro, você encontrará informações a respeito da gestão de recursos hídricos, medidas de chuva, infiltração e evapotranspiração, lençóis e nascentes, entre outras. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Rudimar

4 de abr de 2020

Bom dia Não conhecia os livros... Mas por ter visto o descaso do nosso município por este assunto... Tenho me posicionado quanto a este... Fui criado em NH-RS... Vi e já estudei na infância as fontes aqui (Morro dois irmãos)... Muito triste... Tenho uma página no Facebook (proteção do Rio dos sinos)... Vou conhecer mais de seus livros... Obrigado Deus te proteger e guie toda tua vida.

Resposta da Aprenda Fácil Editora

5 de out de 2021

Olá, Rudimar! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria, não deixe de nos visitar sempre. Aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão te ajudar. 

Forte abraço!

Marcela Teixeira. 

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!