WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

As vantagens do cultivo hidropônico

Maior produtividade, uso racional da água e produtos de maior qualidade são algumas das vantagens do cultivo hidropônico

 

Para lidar com o manejo da cultura, do ambiente protegido e da solução nutritiva é necessário que o produtor tenha conhecimento técnico a respeito de hidroponia.

O cultivo hidropônico consiste em uma técnica alternativa de cultivo em ambiente protegido, no qual o solo é substituído por uma solução nutritiva composta de todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. 

Para lidar com o manejo da cultura, do ambiente protegido e da solução nutritiva é necessário que o produtor tenha conhecimento técnico a respeito. Sobre o manejo da cultura ele precisa saber entre outras coisas a respeito dostratos culturais, época de plantio, planejamento da colheita e comercialização. 

Quanto ao ambiente protegido, é interessante que ele tenha em mente que ele irá controlar a temperatura ideal para a planta, além de servir de barreira contra pragas e inóculos de doenças. Sobre a solução nutritiva, ela deve ser monitorada diariamente, de forma a observar o pH, o volume de água do reservatório e a condutividade elétrica que indica os níveis de nutriente na solução. 

O sistema hidropônico pode ser implantado em pequenas áreas próximas aos centros comerciais, onde se encontra a maior demanda por alimentos. Além disso, apresenta outras vantagens ao produtor. Abaixo, abordaremos algumas delas. 

Redução do ciclo de cultivo e maior uniformidade na produção: devido ao ambiente ser protegido, haverá maior controle da temperatura e umidade relativa do ar, o que fará com que a planta sofra menos estresse. 

Maior produtividade por área: devido ao fato da solução nutritiva ser equilibrada e conter todos os nutrientes essenciais às plantas. 

Uso racional da água e fertilizantes: isso ocorre devido ao fato de nesse sistema a água e os fertilizantes não serem lixiviados no solo, como ocorre no sistema tradicional. No sistema hidropônico (NFT), a água circula pelo sistema, passando pelos canais de produção e retornando ao reservatório da solução nutritiva. 

Redução da mão de obra: nesse sistema, há uma redução do número de mão de obra, pois se trata de um cultivo mais adensado e que necessita de menor controle de pragas e doenças. 

Produtos mais higiênicos e de qualidade: no cultivo hidropônico ocorre menor incidência de pragas e doenças, por isso é utilizado menos defensivos agrícolas, o que resulta em alimentos mais saudáveis e com maior tempo de prateleira.

O sistema hidropônico conta com estas e outras vantagens. No livro Manual Prático da Hidroponia, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora você poderá encontrar todas elas. O livro conta ainda com informações a respeito da nutrição mineral das plantas, elementos essenciais, sistemas de produção, substratos mais usados, solução nutritiva, produção de mudas, entre outras. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Ageu de Jesus Serra

21 de jul de 2020

Quero receber novidades sobre o cultivo de tomates

Resposta da Aprenda Fácil Editora

22 de jul de 2020

Olá, Ageu 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para que você possa receber nosso boletim informativo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente

Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!