WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual a importância da Mata Ciliar?

Esse tipo de vegetação é imprescindível para a qualidade de vida, seja dos produtores rurais, seja dos empresários das grandes cidades

 

Sua grande contribuição para um ambiente é a regulação do fluxo de água, e também de nutrientes.

 

As matas ciliares, ou ripárias, podem ser encontradas nas margens dos rios ou córregos, como, também, em lagos e represas. Normalmente, esse tipo de vegetação é mais vista em locais onde a umidade é maior.

 

Sua grande contribuição para um ambiente é a regulação do fluxo de água, e também de nutrientes. Ela filtra e retém defensivos agrícolas, além de poluentes e sedimentos, os quais poderiam entrar em contato com cursos d’água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água, a fauna aquática e, consequentemente, a população humana.

 

Além do que já foi citado, a mata ciliar tem mais uma grande importância na vida do ser humano: suas raízes, além de absorver grande quantidade de água advinda de chuvas, proporcionam que terras fique mais firme, sustentando-a nos morros, impedindo que a mesma escorra. Podemos ver algumas situações desastrosas, ocasionadas pelo desmatamento de encostas, que repercutiram muito no começo do ano, através de desabamentos de ribanceiras, desmoronamentos, destruições de casas, e, consequentemente, mortes.

 

O autor Sebastião Venâncio Martins, doutor em Biologia, explica em seu livro Recuperação de Matas Ciliares que “o processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e consequente destruição dos recursos naturais. Esse processo de eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a erosão dos solos e o assoreamento dos cursos d’água. Nesse panorama, as matas ciliares não escaparam da destruição; pelo contrário, foram alvo de todo o tipo de degradação. Basta considerar que muitas cidades foram formadas às margens de rios, eliminando-se todo tipo de vegetação ciliar. Muitas cidades acabam pagando um preço alto através de inundações constantes. Mas esse não é um caso isolado e sim uma triste realidade em várias cidades brasileiras”.

 

Recentemente uma grande tragédia ocorreu devido à ocupação irresponsável de locais onde existia esse tipo de mata. A região serrana do Rio de janeiro sofreu com inundações, desabamentos, e com a morte de muitos brasileiros.

 

A falta de uma política mais rígida em relação aos desmatamentos ainda causará muita dor e perdas ao nosso país. A conscientização dos cidadãos é, por ora, o ponta pé inicial para que esse tipo de desastre não ocorra mais.

 

 

 

Por: Raquel Torres C. Bressan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!