Como manusear motosserra com segurança

A motosserra é uma ferramenta cortante e deve ser manuseada por pessoas experientes, que seguem os cuidados de segurança

Como manusear motosserra com segurança

Acionada por motor de combustão interna ou eletricidade, a motosserra é utilizada para cortar troncos e galhos grossos de árvores. “Quando acionada por combustão interna, essa ferramenta é constituída de motor de dois tempos e uma corrente com dentes cortantes. Tanto esse modelo de motosserra como o modelo acionado por eletricidade devem ser manuseados por pessoas experientes, que seguem os cuidados de segurança”, afirmam Eduardo da Silva Lopes e Luciano José Minetti, autores do Livro AFE Operação e Manutenção de Motosserras - Manual Técnico.

Como manusear motosserra com segurança?


->Ative o freio da corrente, pressionando-o para a frente. Não se esqueça de retirar a proteção do sabre para iniciar o funcionamento da motosserra. Em seguida, pressione a válvula de descompressão para dar início à partida do motor. Lembre-se de pressionar a bomba de combustível, várias vezes, para facilitar o processo de partida e reduzir o número de cursos.

->Depois, posicione a alavanca integrada no afogador. Antes disso, acione o fixador da alavanca do acelerador junto ao acelerador. Em seguida, pressione a alavanca integrada para baixo. Antes de fazer a motosserra funcionar, coloque-a em uma superfície plana para garantir ainda mais segurança.

->Ao dar partida no motor, não deixe o equipamento de corte em contato com o chão para impedir o forte atrito. É importante segurar a motosserra com ambas as mãos para evitar acidentes. Uma das mãos (a esquerda) deve segurar o tubo da alça e a outra (a direita), o cabo de partida.

->Para dar estabilidade à motosserra, pressione a alça manual traseira com a ponta do pé direito.
Em seguida, puxe o cabo de partida (com a mão direita) até sentir resistência. Após todos esses cuidados, puxe o cabo de partida, com vigor, para cima e verticalmente, até fazer o equipamento funcionar.

->Após a partida, se o funcionamento da motosserra durar pouco tempo, movimente o cabo integrado para cima. Depois, puxe o cabo de partida até que o motor funcione novamente. Quando isso acontecer, pressione o acelerador (com o dedo indicador) para que a alavanca integrada entre em ponto morto.

->Em seguida (com a mão esquerda), desative o freio da corrente puxando a alça do freio de corrente sem soltar o tubo. Ao ouvir um estalo, é sinal que a corrente foi liberada e pode ser movida sobre o sabre. Antes de iniciar o trabalho com a motosserra, confira como está a lubrificação da corrente. Basta colocar a serra sobre um pedaço de papel no chão e acelerar.

Conheça os Livros AFE da Área Mecanização Agrícola.

Leia o artigo "Como deve ser a manutenção diária de motosserras?"

Fontes: dutramaquinas.blog.br; pt.wikipedia.org

Por Andréa Oliveira.

 

Livros Relacionados

Operação e Manutenção de Motosserras - Manual Técnico

Livro

Operação e Manutenção de Motosserras - Manual Técnico

R$ 32,00 à vista ou em até 12x de R$ 2,67 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade