WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Principais tipos de grama

Grama é tudo igual? Não!

Jardim com grama

Dentre os principais elementos de composição de um jardim ou área de jardinagem, é possível perceber os arbustos, flores e árvores que compõem o visual. Porém, muita gente acaba se esquecendo de um dos elementos mais importantes e que está presente na maioria absoluta de jardins: a grama.

Alcides Gatto, autor do Livro AFE Implantação de Jardins e Áreas Verdes, explica que a grama é um elemento estético fundamental para a composição de um jardim, não recebendo o privilégio merecido muitas vezes, pelo fato de as pessoas acreditarem naquele pensamento comum de que “toda grama é igual”.

Para desmitificar esse pensamento, apresentamos a você algumas das principais espécies de gramas para que fique mais fácil decidir qual a melhor para o seu jardim. Porém, não se prenda apenas a elas: há vários outros tipos de grama disponíveis, que também podem ser escolhidos caso algum dos principais não te agrade.

Grama esmeralda

Esse é um tipo de grama muito comum e, também, é conhecido como Wild Zoysia. A grama esmeralda é macia e resistente ao pisoteamento, apresentando folhas estreitas e médias, estolões que enraízam facilmente e coloração verde-esmeralda, como seu nome sugere. Produz um entrelaçamento dos estolões com as folhas, o que origina um tapete de grama perfeito. É muito recomendada para jardins residenciais, playgrounds e campos esportivos, por exemplo.

Grama batatais

Também é conhecida como grama de pasto e é facilmente encontrada no Brasil, característica que a faz ter destaque ele nosso país. Sua coloração é verde-claro, precisa de muito sol e é uma grama é dura e ligeiramente pilosa. Porém, uma de suas vantagens é a resistência à seca. Ainda, precisa ser podada quando floresce para que não fique com má aparência. É mais indicada para áreas públicas e beiras de rodovias.

Grama São Carlos

A grama são carlos possui folhas largas, lisas e sem pelos, apresentando coloração verde-escuro. É uma planta estolonífera, isto é, seus caules são rastejantes e abundantes e emitem de espaço em espaço raízes para baixo e folhas para cima. Consegue se adaptar tanto a áreas ensolaradas quanto semi-sombreadas. Forma um tipo de gramado mais denso, por não crescer muito para o alto. Ainda, é uma espécie muito resistente e é indicada para jardins públicos e residenciais, em especial para locais de clima mais frio.

Grama Santo Agostinho

Por sua vez, esse tipo apresenta folhas lisas, sem pelos e com largura e comprimento médios. Sua coloração também é verde-escuro e emite estolões. É uma planta mais rústica e indicada para regiões de praias, serras e com alta umidade.

Grama bermuda

Seu verde vivo chama a atenção, além de suas folhas estreitas e de apresentar crescimento rápido. Apresenta a vantagem de resistir ao pisoteio e regenerar-se facilmente quando maltratada. É macia e muito indicada para playgrounds e campos para prática de esportes.

Grama Coreana

Com folhas estreitas e curtas e seu verde intenso, a grama coreana também tem estolões e raízes abundantes. É a que apresenta a melhor estética entre as outras, além de folhas macias. Por conta disso, vai bem em decorações mais delicadas e sofisticadas, como jardins orientais.

 


Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Implantação de Jardins e Áreas Verdes
Paisagismo – Elementos de Composição e Estética
Paisagismo – Elaboração de Projetos de Jardins

Fonte: Central da Grama – centraldagrama.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!