Paisagismo: conheça seus princípios básicos

Para realizar a arte do paisagismo é preciso utilizar a criatividade e a sensibilidade

Assim como em toda arte, o paisagista deve, ao compor um jardim, buscar transmitir ao seu cliente uma mensagem emotiva.

Como sabemos a sensibilidade e a imaginação são fundamentos básicos para qualquer tipo de arte, dessa forma, para realizar o paisagismo não seria diferente. O paisagista deve utilizar a criatividade e a sensibilidade para elaborar sua obra de arte em função do meio ambiente.

O paisagismo consiste em três etapas: projeto, implantação e manutenção. Vejamos um pouco mais específico cada um deles:

Projeto: nessa etapa, o paisagista, juntamente com o cliente, define a posição dos lugares da churrasqueira, piscina, de um lugar mais íntimo; define também os tipos de piso, os elementos funcionais, e as massas de vegetação a fim de tornar o espaço mais aconchegante; além de definir também os elementos estéticos e plantas que irão dar beleza ao jardim.

Implantação: nessa etapa, o paisagista pode acompanhar a instalação dos pisos e outros elementos, além de ficar responsável pelo gerenciamento da compra de plantas, terra, adubos, pedras e o plantio das espécies vegetais, entre outros.

Manutenção: é nessa fase que o paisagista fica responsável pelo controle do espaço e das espécies vegetais, além das podas, adubações periódicas e replantio a fim de manter o jardim sempre vistoso.

Já com relação aos princípios básicos do paisagismo, apresentaremos alguns deles:

Mensagem

Assim como em toda arte, o paisagista deve, ao compor um jardim, buscar transmitir ao seu cliente uma mensagem emotiva. Dessa forma, para que o jardim expresse algo emotivo a quem lhe observa é importante que os elementos nele utilizados proporcionem reações emocionais.

Unidade e variedade

Para se conseguir unidade em um jardim basta que tudo que o componha forme um conjunto harmônico.

Proporção

Corresponde à relação de uma parte com o todo ou mesmo à relação entre os elementos entre si. Para que haja prazer visual é necessário que os objetos guardem entre si uma proporção harmônica.

No livro Paisagismo – Princípios Básicos, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora, você encontrará orientações a respeito da arte do paisagismo, funções sociais da paisagem, entre outras. Confira e aprofunde-se no assunto!


Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade