Os principais inimigos das flores e plantas

Algumas pragas podem atacar o jardim e prejudicar o crescimento de flores e plantas

Praga: lagarta alimentando-se de folha

Ter um jardim saudável e bem cuidado não é tão fácil quanto parece. Diversas pragas podem atacar as plantas e comprometer o desenvolvimento delas, chegando, inclusive, a matá-las. Muitas se alimentam das folhas, flores e até das raízes, encontrando em seu jardim, o ambiente perfeito para atacarem e se alimentarem.

Vânia Moreira Fortes, autora do Livro Pragas e Doenças do Jardim – Identificação e Controle, da Aprenda Fácil Editora, pondera que “nenhuma área verde permanece sem insetos, pois eles são fundamentais para o equilíbrio biológico, e muitos deles dão uma aparência especial, desejável aos aglomerados floridos. Existem os benéficos e os maléficos, que atacam, parasitam e se alimentam das plantas.”.

Quanto mais cedo as pragas são identificadas, mais fácil será a sua eliminação, evitando danos permanentes às plantas. É importante fazer uma constante monitoração, para verificar se existe realmente algum tipo de dano às plantas, antes de empreender a operação própria de controle.

A seguir, detalhamos as principais pragas que podem atacar seu jardim:


Pulgões


Por serem muito pequenos, com pouco mais de um milímetro de comprimento, percebe-se melhor a presença dos pulgões nas plantas quando eles estão agrupados, formando colônias peculiares no verso das folhas ou ao longo dos caules. Com alta capacidade de reprodução, são inimigos mortais das plantas, principalmente de suas partes novas.


Cochonilhas


Da mesma forma que os pulgões, as cochonilhas são insetos da mesma ordem, pequeninos, sugadores, desprovidos de asas, de cor branca ou marrom. A cochonilha branca tem o corpo envolvido por uma teia dessa cor, com aparência semelhante à do algodão. Mede cinco milímetros de comprimento e geralmente é encontrada na parte mais abrigada das folhas, nos galhos e frutos.


Ácaros


Os ácaros, que parecem pequenas aranhas, são da classe arachinda, ordem acari, sendo quase invisíveis a olho nu. De conformidade com a coloração, são denominados ácaros brancos, vermelhos ou rajados. O que permite a percepção de sua presença são sinais visíveis que deixam sobre as folhas. Assim, o ácaro vermelho, que costuma se agrupar na face inferior das folhas, forma colônias e tecem teias, semelhantes às tecidas pelas aranhas. Sugam a seiva da planta atacada, expondo-a a infecções.


Lagartas


O ciclo de vida dos insetos da ordem lepidoptera apresenta fases de formas muito distintas. As metamorfoses sucessivas passam por fases que, em geral, compreendem ovos, larvas, lagartas, crisálidas (pupas ou casulos) e, finalmente, mariposas ou borboletas, que representam a fase adulta do inseto. Alimentam-se das folhas, flores, hastes e brotos da planta. Sua presença pode ser observada, também, pelos seus excrementos, geralmente na forma de bolinhas pretas, depositadas no local próximo às plantas atacadas.


Nematoides


Os nematoides são vermes microscópicos da ordem rhabditida, pertencente à classe nematoda. Medem de meio a quatro milímetros e têm o corpo cilíndrico. São quase invisíveis a olho nu, estando, na maioria das vezes, alojados entre as partículas do solo ou nas raízes de vegetais, causando a interrupção do desenvolvimento da planta infestada. Talvez seja a praga mais difícil de combater, não havendo tratamento garantido para sua eliminação efetiva.


Conheça nosso Livro Pragas e Doenças do Jardim – Identificação e Controle




por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Pragas e Doenças do Jardim Identificação e Controle

Livro

Pragas e Doenças do Jardim Identificação e Controle

R$ 49,00 à vista ou em até 10x de R$ 4,90 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade