WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Montando um viveiro para mudas

Os viveiros são os locais usados para o cultivo de sementes e a produção de mudas

Mudas de flores

Para quem ama trabalhar com plantas, uma opção é trabalhar com a produção de mudas. Produzir mudas significa estar em contato com a planta desde o plantio ao primeiro brotar de galhos. Essa atividade tem crescido no Brasil e tem gerado bom retorno para quem se arrisca. Para produzir as mudas, é necessário construir viveiros para elas.

Um viveiro é um local que tem como finalidade desenvolver as sementes, produzindo mudas até que elas possam ser plantadas em local definitivo. Para quem deseja se aventurar na produção de mudas, apresentamos alguns passos básicos para construir um viveiro de mudas:


Principais tipos


Permanente – devido ao seu caráter permanente, esses viveiros requerem um pouco mais de investimento e uma estrutura maior, pois receberão vários ciclos de mudas e precisam estar “preparados” para isso.

Provisório – Geralmente são construídos próximos ao local onde a muda será plantada definitivamente. São simples e destinados a uma plantação específica. Após o uso, são descartados.

Viveiro de espera – Também se localiza próximo ao local onde as mudas serão plantadas definitivamente e tem como função aclimatar as mudas às condições em que serão, posteriormente, cultivadas.


Localização


Várias condições devem ser observadas quanto ao local para a construção de viveiros, como: facilidade de manutenção (irrigação, insumos); áreas com condições climáticas amenas, sem muitos ventos e com iluminação solar; pouca inclinação do terreno, não podendo ultrapassar 3%; e ausência de plantas daninhas.


Equipamentos


Os equipamentos necessários são os mesmos que se usa para a jardinagem: pás, enxadas, tesouras de plantas, serrotes, baldes, regadores e etc. Ainda, serão necessárias bombas, sistemas de irrigação, pulverizadores, misturadores de substratos e insumos, como sementes, substratos e adubos.


Montagem


A montagem da estrutura vai depender do tipo de mudas que se pretende produzir e o tipo de embalagem que será utilizado, como bandejas, tubetes e outros suportes. Para controlar o calor, lonas transparentes podem ser usadas para criar a condições climáticas ideias para o cultivo das mudas.



Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Planejamento e Instalação de Viveiros
Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas
Produção de Mudas para Arborização Urbana



Fonte: Destino Negócio – destinonegocio.com/br/


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!