WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Livrando-se de caracóis e lesmas no jardim

Evitar que essas pragas ataquem as plantas é simples

Caracol no jardim

Na manutenção de jardins é possível perceber a presença de algumas pragas que podem destruí-lo em pouco tempo. Dentre as principais pragas estão os caracóis e lesmas, que são do filo dos moluscos. A diferença principal entre eles é que os caracóis possuem concha. Mas, igualmente, os dois se locomovem por todo o jardim secretando um muco que vai ficando pelo caminho.

Esses animais preferem a sombra e se alimentam mais à noite e em dias nublados. Buracos irregulares e com margens lisas são deixados nas plantas de onde se alimentam. Ainda, as frutíferas que brotam perto do chão, como morangos, abóbora e tomate podem ser devoradas por esses animais.

Pela característica hermafrodita, essas duas pragas têm a capacidade de botar ovos, chegando a uma média de 80 ovos por postura, podendo pôr ovos até 6 vezes por ano. São esféricos, branco perolados e facilmente identificados em buracos feitos no solo por esses moluscos.

Tábuas, restos de plantas, forrações, pedras e ramos são os lugares ideais para eles se esconderem quando não estão se alimentando. Portanto, se você quer se ver livre dessas pragas, comece eliminando todos esses possíveis lugares que eles gostam de ficar.

Por gostarem de umidade, a irrigação por gotejamento também pode ser utilizada para ajudar a se livrar deles. Na irrigação por aspersão, as plantas costumam ficar com excesso de água, o que os atrai. Outra dica é regar as plantas pela manhã. Dessa forma, a terra estará mais seca à noite e eles procurarão por lugares úmidos.

Também é válido fazer uma seleção de plantas que repelem lesmas e caracóis. Alface, couve, manjericão, brócolis e mudas são muito suscetíveis ao ataque, enquanto plantas perfumadas, como lavando, hortelã e gerânio são bem resistentes e ajudam a controlar a presença deles.

A catação manual é outra forma de afastá-los do seu jardim. Com luvas apropriadas, cata-se todas as lesmas e caracóis, colocando-os em baldes com água e sabão. Armadilhas simples como jornais úmidos, cascas de frutas, vasos e pratos vazios também podem funcionar. “Plantar” potes rasos com cerveja por todo o jardim também pode atrair essas pragas e facilitar a catação pela manhã.



Conheça nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Pragas e Doenças do Jardim – Identificação e Controle
Técnicas de Manutenção de Jardins
Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas


Fonte: Green Power – greenpower.net.br/blog/


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!