WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Controle de pragas de jardim sem defensivos químicos

Além de infestarem as espécies vegetais do jardim, as pragas podem ser vetoras de fungos igualmente agressivos às plantas

Controle de pragas de jardim sem defensivos químicos

“A jardinagem também lida com sérios problemas concernentes a pragas. As principais são formigas, moscas brancas, pulgões, ácaros, cochonilhas e lagartas. Além de infestarem as espécies vegetais do jardim, elas podem ser vetoras de doenças, o que agrava ainda mais a situação”, destaca Vânia Moreira Fortes, Mestra em Ciência Florestal e autora do Livro AFE Pragas e Doenças do Jardim Identificação e Controle.

A boa notícia é que o combate a essas terríveis pragas pode ser feito, sem defensivos químicos, apenas com produtos não agressivos ao meio ambiente, como hortelã, gergelim, arruda, fumo, angico, água, óleo mineral e sabão de coco caseiro. Vejamos a seguir como realizar o manejo:

Formigas cortadeiras


As formigas cortadeiras mais agressivas a jardins são as saúvas (Atta) e as quenquéns (Acromyrmex). Elas cortam as folhas em pedacinhos para facilitar o trajeto até o formigueiro. No ninho, as folhas cortadas nutrem os fungos, que servem de alimento para as formigas. Uma forma de controle eficiente é espalhar sementes de gergelim no solo do jardim. Além de espantarem as formigas, essas sementinhas eliminam os fungos.

Moscas brancas


As moscas brancas se concentram na face inferior das folhas. Ao se alimentarem da seiva, elas excretam uma substância pegajosa, favorável ao aparecimento de fungos. Em curto espaço de tempo, suas larvas infestam todo o jardim. Para impedir o ataque dessa praga amplamente voraz, recomenda-se o plantio de arruda e hortelã no jardim. Fazer chá de hortelã concentrado e pulverizar nas folhas também ajuda.

Pulgões


Os pulgões atacam brotos e folhas novas, por serem macios. Ao se alimentarem, elas sugam a seiva foliar, até que as folhas se tornem amareladas e deformadas. As estações primavera, verão e outono favorecem o desenvolvimento e a multiplicação dos pulgões no jardim. Um chumaço de algodão embebido em álcool auxilia na remoção manual da praga. Outro método eficiente é fazer uma calda com fumo e borrifar nas plantas.

Ácaros


Os ácaros não perdoam flores, folhas nem brotos das plantas do jardim. Eles excretam uma espécie de teia nas folhas. Manchas como ferrugem também são sinais do ataque. A multiplicação dos ácaros é favorecida por ambientes quentes e secos. Garantir a umidade local, com pulverizações à base de água, evita o aparecimento dos ácaros. No auge da infestação, recomenda-se a pulverização com calda preparada com fumo e sabão de coco caseiro.

Cochonilhas


As cochonilhas se fixam na face inferior das folhas para sugarem sua seiva. No processo, elas excretam uma substância pegajosa, favorável ao surgimento de fungos. A praga também atrai formigas ao jardim e deve ser combatida o quanto antes. Basta fazer uma pasta com água, sabão de coco caseiro (ralado) e óleo mineral. Para aplicar nas plantas infestadas, é necessária a diluição da pasta em água.

Lagartas


As lagartas se alimentam de brotos e hastes das plantas e excretam uma espécie de teia protetora. Com o avanço do ataque, as plantas se tornam cada vez mais enfraquecidas até morrerem. Uma alternativa é removê-las, manualmente, com uma luva. Em infestações maiores, deve-se borrifar nas plantas uma solução com folhas de angico. Antes da aplicação, o angico deve permanecer de molho em água por sete dias.

Conheça os Livros AFE da Área Jardinagem e Paisagismo.

Leia o artigo "5 dicas para a construção do seu jardim."

Fonte: mundohusqvarna.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!