WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como realizar um controle alternativo de Pragas e Doenças?

Confira alguns métodos alternativos para eliminar pulgões e cochonilhas do seu jardim

Praga em plantas: o caramujo

Ao cultivar plantas, esse processo pode ser dificultado devido à presença de pragas e doenças, que acabam por prejudicar o desenvolvimento das plantas e reduzir a produtividade delas. Mas, com a adoção de algumas medidas preventivas e profiláticas, que agridam menos o meio ambiente e as pessoas, é possível realizar um controle delas.

Uma dessas medidas pode ser a fertilização do jardim feita corretamente, pois plantas bem nutridas se tornam mais fortes e resistentes aos ataques. Atrelada a essa medida, está a observação constante das plantas, de forma a detectar e eliminar o mais rápido possível qualquer sinal de alguma praga ou doença, eliminando, também, restos de podas, frutos e folhas secas e mortas, que também podem ajudar e difundir doenças e pragas.

Porém, quando se nota que alguma praga ou doença já está instalada, é preciso recorrer a métodos alternativos de controle, que sejam mis naturais e provoquem pouco ou nenhum dano ao meio ambiente. Felizmente, esse controle alternativo pode ser feito por qualquer pessoa, sem a necessidade de muitos conhecimentos técnicos ou da presença de algum profissional da área. Mas, ressaltamos que, caso não sejam efetivos, o profissional deve ser requisitado.

Dado que pulgões e cochonilhas são muito comuns em jardins e costumam atacar um número grande de plantas, apresentamos alguns métodos de controle alternativo dessas pragas:


Extrato de fumo e sabão


Essa mistura é eficaz no controle de pulgões e cochonilhas. Em uma tigela, adicione 50g de fumo de rolo picado e cubra-o com álcool. Após a completa absorção do álcool pelo fumo, adicione um pouco mais de álcool diluído em água. Deixa essa mistura repousando por 48h em local fresco. Após esse prazo, peneire o preparado e armazene o líquido em um frasco escuro e bem fechado. Na hora de usar, use a proporção 1 copo do líquido por 10L de água + 100g de sabão ralado e derretido em água quente. Coe tudo e pulverize em toda a planta.


Pimenta


Em uma vasilha, soque os frutos da pimenta (Capiscum annuum) até que estejam bem triturados. Cubra-o com água e deixe descansar por 24h. Depois, mexa bem e coe. O produto deve ser pulverizado em toda a planta.


Folha de alamanda


Ideal para combater pulgões, ferva a folha da trepadeira alamanda (Alamanda catharica) por 10 minutos e, depois deixe esfriar. Coe e pulverize em toda a planta. Porém, cuidado com essa planta, pois trata-se de uma planta tóxica.




Confira nossos Livros da Área Jardinagem e Paisagismo:

Pragas e Doenças do Jardim – Identificação e Controle
Substrato, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas
Técnicas de Manutenção de Jardins


Fonte: Comunidade Dr.Jardim – drjardim.com.nr/blog/


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!