Como plantar nas fases da lua

As fases da lua têm influência nas plantações?

As fases da lua têm influência nas plantações?

Alguns estudiosos dizem que as distintas fases da lua têm influência nas pessoas, animais e plantas. Afirmam ainda que, caso a grama seja cortada em determinados dias, ela poderá ser cortada com menor frequência. Esse é o campo da Jardinagem Lunar, que ainda é muito estudado e discutido.

A jardinagem lunar vem de estudos antigos e tem como objeto a investigação sobre o efeito gravitacional da lua sobre o fluxo de umidade no solo e nas plantas. Na lua nova, o fluxo da seiva desce e se concentra na raiz. Na crescente, ele começa a subir e se concentra nos caules e galhos. Com o aparecimento da lua cheia, ele sobe ainda mais e se dispersa pela copa, galhos, folhas, frutos e flores. Por fim, com a lua minguante, ele começa a cair, concentrando-se de forma descendente no caule e nas raízes.

Cada fase tem apresenta favorecimentos a diferentes processos que as plantas podem sofrer. A lua minguante favorece, por exemplo, os transplantes, a adubação de substratos e o crescimento de raízes. Já a nova favorece a adubação para enraizamento. A lua crescente favorece transplantes, brotos e cortes para brotação. Por fim, a cheia favorece a cicatrização, a fecundação de flores e, por consequência, a floração.

Durante a fase nova da lua, a gravidade faz com que a água se concentre no solo e as sementes inchem e se rompam, favorecendo uma raiz equilibrada e ajudando num melhor crescimento das folhas. Fase ideal para plantio de culturas que produzem sementes fora do fruto, como alface, espinafre, brócolis, repolho e couve-flor.

Na crescente, a gravidade diminui, mas o luar se torna intenso, o que fortalece as folhas. É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados.

A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes. Por conta disso, é a fase perfeita para plantios de culturas de raiz, como beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoim.

Por fim, a última fase reduz a força gravitacional e da luz, sendo considerada um período de repouso. É uma fase boa para cuidar de ervas, para colher e transplantar.



Conheça nosso Livro da Área de Jardinagem e Paisagismo – Planejamento e Manutenção de Jardins



Fonte: Jardim do Mundo – jardimdomundo.com



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Planejamento de Manutenção de Jardins

Livro

Planejamento de Manutenção de Jardins

R$ 54,00 à vista ou em até 10x de R$ 5,40 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade