A construção do jardim: as cercas vivas

Conheça algumas espécies que são usadas como cercas vivas em jardins e ambientes

Cerca Viva

Para montar um jardim, vários elementos são necessários na composição do projeto. Mais além das plantas, flores, estruturas e caminhos, também é preciso construir algumas divisórias. Muros nem sempre são suficientes para separar arbustos e, em muitos casos, uma cerca viva pode substituir e ajudar a compor o visual e a arquitetura do espaço.

Dentre as mais variadas espécies de cercas vivas, cada um pode escolher pela que mais se adapte ao local. Há as de crescimento rápido, as de simples manutenção e as de bom arremate. Charmosas, as cercas vivas garantem harmonia com o verde que a rodeiam, e privacidade aos espaços que cercam.

Separamos quatro espécies que podem ser usadas como cerca viva. Aposte na que mais te agrade e construa o jardim que seja a sua cara!


1 – Podocarpo


Essa planta tem raízes muito delicadas, sendo mais adequada para plantio próximo a calçadas. É muito resistente a temperaturas baixas e maresia, suportando várias temperaturas e até exposição direta ao sol, além de ser totalmente receptível à poda. Se assemelha a um pinheiro por causa de suas folhas esverdeadas e com pequenas pontinhas.


2 – Pingo de ouro


O pingo de ouro é bastante popular no Brasil e muito usado como cerca viva. É um arbusto lenhoso e cresce rapidamente, necessitando de muitos nutrientes para se desenvolver saudavelmente. Suas folhas são pequenas e numerosas, transformando-a numa planta densa e de poda fácil. Suporta vários climas e pode atingir até 6 metros de altura.


3 – Bambus


Várias espécies de bambu podem ser usadas com essa finalidade. A diferença entre elas consiste no tamanho e na densidade da cerca viva. O bambu-metake geralmente é utilizado para fechar muros, devido às suas folhas largas e com coloração escura e à sua adaptação a diferentes climas. Há ainda espécies que podem atingir 10 metros de altura, servindo como barreira e até como ornamentação, não precisando de muitos cuidados especiais.


4 – Murta


Essa planta é versátil, pois pode ser utilizada, por exemplo, como meia parede ou para dividir ambientes em um jardim. Seu plantio requer um pouco mais de atenção. No geral, é adaptável a vários climas e pode chegar aos 9 metros de altura, sendo uma planta perene.

 


Conheça nosso Manual Prático de Jardinagem

 



Fonte: Sitio da Mata Bambus – sitiodamata.com.br/blog/




por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Manual Prático de Jardinagem

Livro

Manual Prático de Jardinagem

R$ 54,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,50 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade