WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Quero investir em uma franquia. O que preciso saber?

Abrir uma franquia é uma forma de empreendimento que tem crescido no Brasil nos últimos anos

Franquias - imagem ilustrativa

Marcos Lanna, autor do Livro AFE Segredos do Sucesso Empresarial, destaca que muitas pessoas acreditam que é necessário ter o "dom" para se tornarem grandes empreendedores ou grandes empresários. Mas na verdade, ninguém é melhor do que ninguém, apenas umas pessoas estão mais preparadas do que outras para identificarem oportunidades, estudá-las e implantá-las.

Muitas pessoas que têm o sonho de abrir o próprio negócio acabam deixando-o de lado por não conseguirem pensar em um negócio totalmente inovador e único, julgando que, somente dessa forma, é possível obter sucesso com o seu empreendimento. Entretanto, há outras possibilidades de ser dono do próprio negócio, sem que a ideia dele seja sua: por que não investir em uma franquia?

As franquias são um tipo de negócio com bom índice de sucesso e oferecem aos franqueados algumas garantias que um novo negócio não possui: marca conhecida, negócio já testado, aprovação do público, auxílio de uma equipe experiente e, no caso das multinacionais, consolidação em vários países.

Franquias: vantagens e desvantagens

Dado que o empresário que investe em uma franquia – o franqueado – recebe do franqueador o direito de utilizar a marca ou a patente de produtos ou serviços do franqueador, destacam-se como vantagens os seguintes pontos: como mencionado, a credibilidade do negócio no mercado já é grande, o que proporciona maior garantia; e o franqueador oferece um “mapa do tesouro” para a execução do empreendimento.

Entretanto, como em qualquer empreendimento, há também algumas desvantagens, como pouca flexibilidade, risco de falhas no sistema que acarretem incompatibilidade com o que for ofertado e investimento inicial alto, em alguns casos.

As maiores franquias do Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os setores predominantes entre as franquias são alimentação, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar, enquanto os com menor participação são casa e construção; informática e eletrônicos; hotelaria e turismo; limpeza e construção. Dentre as maiores do Brasil, destacamos as principais:

- O Boticário: 3620 unidades
- Mc Donald’s: 2567 unidades
- Cacau Show: 2371 unidades
- Subway: 1863 unidades
- Am/PM: 1804 unidades

Qual o valor médio para investimento em uma franquia?

A definição de um valor médio é quase impossível de ser feita, uma vez que o investimento inicial varia de acordo com a marca que você deseja franquear. Por exemplo, empresas de porte internacional, exigem um valor inicial mais alto, ao passo que empresas nacionais são mais baratas. A franquia Cacau Show, terceira maior do país, por exemplo, exige um valor inicial mínimo de aproximadamente R$120 mil, ao passo que valor inicial para o restaurante de fast food Mc Donald’s ultrapassa a casa dos milhões de reais.

O que é necessário saber para abrir uma franquia?

Em primeiro lugar, o ideal é que você faça uma pesquisa sobre as possibilidades. Há aproximadamente 3 mil redes de franquias no Brasil e, logo, você tem um leque de oportunidades para tentar investir. Mais do que o valor inicial, também é necessário avaliar o setor, as outras unidades, o prazo de retorno do investimento, dentre outros pontos: não é porque uma franquia já é sólida no mercado que ela dará certo na sua região, por exemplo.

É fundamental entender que o retorno do investimento dificilmente será imediato, ou seja, além do investimento inicial, você precisará também de recursos em caixa para que a empresa funcione corretamente.

Por fim, na grande maioria dos casos, a abertura de uma franquia requer dedicação exclusiva ao negócio. Logo, ao fazer essa escolha, coloque a mão na massa e saiba que empreender não é só abrir uma empresa e esperar que ela dê lucros todo mês.

 


Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Segredos do Sucesso Empresarial
Como não Quebrar sua Empresa
20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

Fontes: Associação Brasileira de Franchising – abf.com.br
Portal do Franchising – portaldofranchising.com.br
MSN Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)