Qual o perfil do empreendedor brasileiro?

Existem características em comum que os empreendedores do Brasil têm

 

 Visconde de Mauá é um exemplo de empreendedor a ser seguido.

 

Qual é a cara do empreendedor brasileiro? Um de nossos ancestrais, pioneiro no mundo dos negócios no Brasil, pode mostrar qual o perfil dos nossos empreendedores. Visconde de Mauá, mas antes a isso ele era somente Irineu Evangelista de Souza.

 

Um menino muito pobre que mudou para o Rio de Janeiro, atual capital do país na época. Usou largamente o ditado “Comece pequeno, pense grande e cresça rápido”, em que começou a trabalhar com 11 anos e aos 23 já era sócio da empresa em que trabalhava. Viajou o mundo e de lá trouxe ideias inovadoras, as quais não foram tão bem aceitas aqui. Isso custou seus negócios, mas ele ficou marcado na história como um grande empreendedor.

 

Mas a teoria sobre o empreendedorismo é isso mesmo: Inovação. O empreendedor deve ser um visionário, conseguir ver o que os outros não conseguem. Em uma pesquisa recente, foi visto que uma qualidade marcante na maioria dos empreendedores do Brasil foi a visão ampla, uma visão mais sistêmica e altruísta. Acredita-se que os empreendedores brasileiros que mais obtiveram sucesso tinham uma visão além do lucro. Eles não medem o sucesso do seu negócio somente através do faturamento e do capital líquido, mas sabem que existe muito mais por trás disso.

 

Tais profissionais têm horas de treinamento para encarar o setor e prosperar. Bill Gates não está onde está por pura sorte do destino. Ele batalhou, estudou e construiu um império baseado em sua visão empreendedora, muito suor e muito estudo, desde muito cedo.

 

Como o Visconde de Mauá, Bill Gates começou a ter contato com seu objetivo de negócio desde muito cedo. A grande maioria dos empreendedores começou seus estudos e práticas em seus respectivos setores desde muito cedo. O aprendizado feito logo na primeira infância é aquele que mais permanece no cérebro do ser humano no decorrer de sua vida. Pode ser em razão disso que esses empreendedores deram tão certo.

 

Claro que não só o contato desde novo auxilia na construção do empreendedor brasileiro, muito trabalho também. Muitos empresários trabalham mais de 10 horas por dia, mas não abrem mão do descanso e do contato com a família. O fim de semana e as férias são sagrados. Manter a cabeça trabalhando pode até dar certo, mas às vezes é necessário um tempo longe de tudo para que o desgaste não atrapalhe o trabalho. Por isso, outro fator inato aos empreendedores brasileiros é o equilíbrio.

 

Os nossos empreendedores têm paixão pelo trabalho, realizam suas funções com motivação extra. Grandes desafios são a energia que move esses profissionais. Tendo em vista toda a burocracia e os entraves que barram a abertura de negócios em nosso país, essa característica é um diferencial. Auxilia a que empresas não fechem prematuramente.

 

Muitos empresários não obtiveram pleno sucesso logo de cara. Muitos faliram, correram atrás, abriram seus negócios uma ou duas vezes, até que pegaram o ritmo e deslancharam. Persistência é palavra de ordem. Muitas histórias, assim como a do ex Presidente, já falecido, José Alencar são vistas como histórias de persistência.

 

Com 18 anos, José Alencar abriu seu primeiro negócio.

 


José de Alencar nasceu em uma família pobre. Começou a trabalhar cedo e já com 18 anos abriu seu próprio negócio. Anos depois já tinha aberto várias outras empresas e estava prosperando. Chegou à vice-presidente, mas antes disso construiu uma indústria de tecido que exporta para vários países. Persistência e muito trabalho foram o lema desse empreendedor de sucesso.

 

Eike Batista também é um exemplo de trabalho e determinação. Aos 25 anos já era dono de uma mina. Entre sócios e negócios, esse empresário hoje é dono de mais de oito empresas, mas não vai parar por aí.


Temos exemplos a seguir dentro de nosso país. O importante de tudo que vemos nos empresários de sucesso é que eles não desistiram e tiveram paixão. Gostar do que se faz é ainda a maior receita de sucesso que existe.

 

 

Por: Raquel Torres C. Bressan

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade