Principais causas do fracasso de pequenas empresas

Algumas atitudes comuns são responsáveis por levar pequenas empresas ao fracasso

Planejamento empresarial

João Lobo, um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, destaca que empreender requer o domínio de diferentes habilidades, afinal, o mercado está cada vez mais acirrado e competitivo. Para alcançar o sucesso é preciso estar em constante atualização em relação às finanças, aos recursos humanos, ao marketing, à estratégia empresarial, à inovação tecnológica e todos os demais campos da atividade econômica da sua empresa.

Porém, para fracassar o caminho é “mais fácil”. Muitos empreendedores que fracassam cometem erros que poderiam ser evitados. O mundo dos negócios pode ascender uma empresa em pouco tempo, como também pode levá-la à falência em menos tempo ainda. Não basta apenas ter um bom produto, é preciso, também, evitar alguns erros.

Confira a seguir alguns dos principais erros que levam ao fracasso de pequenas empresas:

Não satisfazer as necessidades do mercado

Esse é o erro mais comum de empreendedores, que, muitas vezes, não estão empenhados em encontrar uma solução para determinado problema, e sim o contrário. Apenas criar um produto, acreditando que ele é genial, é um risco para o empreendedor de não conseguir resolver um problema real do mercado e, consequentemente, falhar com ele.

Falta de dinheiro

O problema já resume bem esse impasse de pequenas empresas. Ao iniciar um negócio, é preciso gastar bastante dinheiro, seja com a criação de um site, elaboração de cartões de visita, entre outras tarefas, que acabam fazendo com que se gaste cada vez mais e com que o empreendedor, sem planejamento financeiro, fique sem dinheiro.

Equipe errada

Cada pessoa possui uma habilidade específica que precisa combinar com a proposta de uma equipe de trabalho. Saber escolher a equipe certa é fundamental para que a empresa consiga obter os melhores resultados.

Concorrência

Perder para a concorrência também é um dos pontos principais que levam pequenas empresas à falência. Muitos administradores costumam ficar obcecados pela concorrência e acabam esquecendo de mostrar para o seu cliente porque o seu produto ou serviço é melhor do que o dela. A concorrência não deve ser ignorada, mas também não deve se tornar o centro das atenções. Se o seu produto não é melhor do que o de seu concorrente, trabalhe para isso!

Produto ou serviço sem utilidade prática

Antes de oferecer o produto ao seu cliente, é preciso identificar pontos positivos e negativos dele. Se ele for muito difícil de ser usado, não será usado e, consequentemente, a experiência ruim do seu cliente com ele poderá prejudicar até a melhor ideia.

Falta de marketing

Não adianta nada ter um excelente produto se você não investe também no marketing dele. Aquele velho ditado de que a propaganda é a alma do negócio é muito válido e você precisa fazer as pessoas saberem de seu produto e das qualidades dele. Monte uma boa equipe de marketing ou considere até contratar uma empresa especializada nisso.

Ignorar clientes

A maioria dos clientes costuma apresentar um feedback sobre seu produto ou serviço. É preciso saber escutá-lo, responder a suas perguntas e oferecer um bom atendimento a eles, pois, com certeza, eles farão outras pessoas saber caso você peque em algum desses pontos e a imagem da sua empresa pode se tornar negativa.


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Fonte: MSN Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro
por Renato Rodrigues

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