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Ética e profissionalismo

A ética é o caminho para se tornar um profissional de sucesso e respeito.

Ética e profissionalismo   Artigo AFE


A ética faz parte do marketing pessoal,
a forma que você é visto pelas outras pessoas do seu convívio profissional, isso é extremamente necessário para se tornar um profissional requisitado. ''Uma relação de confiança se consolida através da perfeita integração do funcionário com os objetivos da empresa'', assim afirma a professora Michelle Gomes Lelis, autora do Livro Etiqueta Profissional.


1. Seja honesto. Isso significa que, além de não pegar nada que não lhe pertença, você não deve usar o seu horário comercial para tratar de assuntos pessoais, fazer compras, dar telefonemas, escrever suas cartas, ler, passar seus e-mails ou navegar na internet em sites que não são de interesse da empresa.


2. Tenha espírito de equipe. Nunca se delata um companheiro de profissão a não ser que o fato seja de tal gravidade que haja uma obrigação moral nesse sentido.


3. Não dê conselhos a um colega do mesmo nível a não ser que seja solicitado. Ao contrário, deve-se dar conselho a uma pessoa subordinada se perceber que ela tomaria o conselho como uma prova de boa vontade.


4. Não tenha inveja de outros por receberem gratificações, serem elogiados ou serem promovidos. Se você fizer a sua parte também terá a sua recompensa.


5. Seja objetivo nas conversas com clientes e colegas de trabalho.


6. A discrição também faz parte da ética. Assuntos de trabalho não devem ser comentados com ninguém. É desaconselhável falar sobre assuntos da empresa para estranhos. Evite criticar colegas e outros profissionais.


7. Não seja ambicioso de forma excessiva. Querer evoluir na profissão é um direito de todos. Mas não faça nada imoral para alcançar os seus objetivos.


8. Tenha respeito pela empresa e pelas pessoas que lidam diretamente com você. Lembre-se de que, não se deve desejar ao próximo o que não se deseja para si mesmo.


9. Se cometer algum erro, admita que errou e desculpe-se imediatamente. Busque soluções para resolver.


10. Seja leal a sua empresa. A partir do momento em que fez um contrato com ela, vista a camisa e defenda-a como se fosse sua.


11. Cuide sempre da sua aparência.


12. Seja pontual com suas atividades.


13. Colabore com sua empresa e colegas de trabalho, em tudo que estiver ao seu alcance.


14. Trate a todos com educação e respeito.


15. Procure não deixar que problemas pessoais interfiram em seu trabalho.

“Credibilidade é algo que se perde rápido e se conquista devagar”. - Armínio Fraga


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