A ética faz parte do marketing pessoal, a forma que você é visto pelas outras pessoas do seu convívio profissional, isso é extremamente necessário para se tornar um profissional requisitado. ''Uma relação de confiança se consolida através da perfeita integração do funcionário com os objetivos da empresa'', assim afirma a professora Michelle Gomes Lelis, autora do Livro Etiqueta Profissional.
1. Seja honesto. Isso significa que, além de não pegar nada que não lhe pertença, você não deve usar o seu horário comercial para tratar de assuntos pessoais, fazer compras, dar telefonemas, escrever suas cartas, ler, passar seus e-mails ou navegar na internet em sites que não são de interesse da empresa.
2. Tenha espírito de equipe. Nunca se delata um companheiro de profissão a não ser que o fato seja de tal gravidade que haja uma obrigação moral nesse sentido.
3. Não dê conselhos a um colega do mesmo nível a não ser que seja solicitado. Ao contrário, deve-se dar conselho a uma pessoa subordinada se perceber que ela tomaria o conselho como uma prova de boa vontade.
4. Não tenha inveja de outros por receberem gratificações, serem elogiados ou serem promovidos. Se você fizer a sua parte também terá a sua recompensa.
5. Seja objetivo nas conversas com clientes e colegas de trabalho.
6. A discrição também faz parte da ética. Assuntos de trabalho não devem ser comentados com ninguém. É desaconselhável falar sobre assuntos da empresa para estranhos. Evite criticar colegas e outros profissionais.
7. Não seja ambicioso de forma excessiva. Querer evoluir na profissão é um direito de todos. Mas não faça nada imoral para alcançar os seus objetivos.
8. Tenha respeito pela empresa e pelas pessoas que lidam diretamente com você. Lembre-se de que, não se deve desejar ao próximo o que não se deseja para si mesmo.
9. Se cometer algum erro, admita que errou e desculpe-se imediatamente. Busque soluções para resolver.
10. Seja leal a sua empresa. A partir do momento em que fez um contrato com ela, vista a camisa e defenda-a como se fosse sua.
11. Cuide sempre da sua aparência.
12. Seja pontual com suas atividades.
13. Colabore com sua empresa e colegas de trabalho, em tudo que estiver ao seu alcance.
14. Trate a todos com educação e respeito.
15. Procure não deixar que problemas pessoais interfiram em seu trabalho.
“Credibilidade é algo que se perde rápido e se conquista devagar”. - Armínio Fraga
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