Era da informação ou era do conhecimento?

Por mais que esteja muito bem organizada, uma informação não significa conhecimento

Era da informação ou era do conhecimento?

Em pleno século XXI, nos deparamos com um dilema: estamos vivendo a era da informação, mas será que estamos também na era do conhecimento? Em meio a tantas evoluções tecnológicas, o jogo entre informação e conhecimento deveria estar empatado, pois a informação não serve se não for transformada em conhecimento. Um depende do outro.

Hélvio Tadeu Cury Prazeres, autor do Livro AFE Gestão de Empresas – Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I, explica que um dos grandes desafios do meio empresarial tem sido buscar o equilíbrio entre os dois conceitos, isto é, fazê-los caminhar lado a lado para que isso gere benefício para as organizações.

O que é o conhecimento?

Tudo o que você constrói, reflete, realiza, gera e produz a partir de determinada informação é conhecimento. E é isso que nos torna diferentes das pessoas: o que fazemos com o nosso conhecimento, pois a informação só passa a ser válida a partir do momento em que vemos sua aplicabilidade.

Todos os dados gerados são informações e, ainda que estejam organizados, ainda não podem ser considerados conhecimento. A partir das relações que construímos entre as coisas, a partir do que aprendemos e do que apreendemos com as coisas do mundo, que estamos gerando conhecimento.

Em meios empresariais, conhecimento se torna sinônimo de produtividade. Esse conceito se transformou em principal ativo das organizações, no anseio de maior competitividade. A gestão do conhecimento, ainda, é um coringa para o controle de processos.

Na busca por uma vida melhor, a sociedade segue aprendendo, testando, tentando, buscando novas formas de evolução, sejam individuais, sociais, físicas ou psicológicas. Mas, pelas experiências observadas, nem sempre os resultados são efetivos. O que explicaria isso? A má utilização do conhecimento.

O processo econômico é fundamentalmente movido pelo conhecimento. Mesmo as atividades clássicas e simples, como a agricultura e a indústria são obrigadas a transformar informação em conhecimento, para que, mais além de operar máquinas, possam tomar decisões acertadas no mundo do trabalho.

A título de exemplificação, antes, na economia industrial a produção em massa de um mesmo produto é que gerava o lucro. Com o cenário totalmente mudado, todos os produtos e serviços, hoje, precisam atender às expectativas e necessidades de cada perfil consumidor, o que exige a capacidade de transformar esses anseios (informação) em produtos adequados ao público (conhecimento).



Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Empresas – Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I
Gestão de Empresas – Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos II
O Gerente Empreendedor

Fontes: Blog Qualy Team – blog.qualidadesimples.com.br
Linked In – linkedin.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Gestão de Empresas - Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I

Livro

Gestão de Empresas - Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I

R$ 77,00 à vista ou em até 12x de R$ 6,42 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Gestão de Empresas  - Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos II

Livro

Gestão de Empresas - Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos II

R$ 77,00 à vista ou em até 12x de R$ 6,42 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

O Gerente Empreendedor

Livro

O Gerente Empreendedor

R$ 52,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,33 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade