Conheça as bases do marketing digital

Alguns conceitos são fundamentais para que seja possível entender a nova era do marketing digital

Marketing digital

Com a grande revolução digital, algumas áreas ganharam “digitalização” e se tornaram ainda mais fortes nos meios virtuais. O marketing, por exemplo, se potencializou ao se tornar digital pelo fato de que, nesse mundo virtual, seu alcance se expandiu e, por consequência, seu sucesso pode ser maior.

João Lobo, um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, explica que o marketing é um conceito amplo e que no mundo digital ele passou a assumir novas facetas, se tornando como uma das ferramentas mais poderosas para vender, divulgar e promover marcas, produtos ou serviços.

A atuação online de empresas se tornou vital no contexto atual, dado que as pessoas estão cada vez mais concentradas apenas nesse ambiente, deixando de lado o ambiente físico e se tornando fiéis desse novo “setor” de mercado.

O marketing realizado digital ou virtualmente ganhou, então, novas significações e funções, com o objetivo de abranger e explorar todo esse novo nicho. Conheça a seguir alguns conceitos básicos do marketing digital:

Inbound marketing

O objetivo desse ramo do marketing é atrair clientes para os sites das empresas, guiados pelos seus interesses pessoais. É conhecido também como marketing de atração e visa conquistar os potenciais compradores.

Marketing de conteúdo

Principal desdobramento do marketing digital, o marketing de conteúdo diz respeito à produção de conteúdos que sejam relevantes para o público-alvo que a empresa deseja atingir.

E-mail marketing

É uma estratégia mais “pessoal”, isto é, tem a finalidade de promover uma relação mais íntima entre a empresa e o cliente por meio de e-mails com mensagens, campanhas ou informações consideradas importantes.

E-commerce

É a experiência de compra feita de forma prática e a qualquer lugar. Basicamente, com o e-commerce, o cliente pode, do sofá da sua casa, comprar produtos ou contratar serviços.

Links patrocinados

É um serviço pago pelas empresas para que, ao acessar sites de busca, o consumidor tenha como “primeiro” resultado o link dessas empresas, de seus produtos ou conteúdo.

Engajamento

Esse conceito é utilizado para “medir” a interação entre o público-alvo e o conteúdo produzido pela empresa.

Persona

Consiste na representação fictícia de um potencial cliente, a partir de dados de comportamento, características demográficas, motivações, objetivos, entre outros.



Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Como Gerenciar Pequenas Empresas
20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor
Planejar para Empreender – O Passo a Passo para Tornar seu Negócio um Sucesso

Fontes: Santander Negócios e Empresas – santandernegocioseempresas.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Planejar para Empreender - O passo a passo para tornar seu Negócio um Sucesso!

Livro

Planejar para Empreender - O passo a passo para tornar seu Negócio um Sucesso!

R$ 68,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,67 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Como Gerenciar Pequenas Empresas

Livro

Como Gerenciar Pequenas Empresas

R$ 61,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,08 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

Livro

20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

R$ 56,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,67 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade