Conceitos básicos do marketing

O marketing é essencial para o contexto do empreendedorismo e abrange diversos conceitos importantes

Marketing

A roda do empreendedorismo precisa de vários mecanismos para que possa girar de forma fluida. Um deles é o marketing, fundamental para o sucesso de produtos e serviços. Esse conceito está relacionado ao fato de agregar valor ao produto, serviço ou marca para atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Um dos autores do Livro AFE Como Gerenciar Pequenas Empresas, Paulo Veríssimo, explica que o marketing é peça-chave para empreendedores e, por conta disso, precisa ser bem estudado e entendido para que possa ser aplicado da melhor forma possível, no intento de obter o tão almejado sucesso.

O que é marketing?

O conceito de marketing é amplo e não diz respeito apenas ao fato de vender ou divulgar. Os aspectos que envolvem essa palavra de origem estrangeira vão muito além e ele pode ser encarado como um conjunto de ações que visam criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral, de acordo com a definição da AMA – American Marketing Association.

Quais os objetivos do marketing?

Algumas empresas utilizam o marketing não apenas para vender produtos, mas também como forma de obter outros resultados, de acordo com suas necessidades. Basicamente, o marketing tem como objetivos:

- Vender mais;
- Fidelizar clientes;
- Aumentar a visibilidade;
- Gerenciar uma marca;
- Construir boas relações;
- Educar o mercado;
- Engajar colaboradores, entre outros.

Conceitos importantes do marketing:

Necessidades, desejos e demandas

O marketing entra em jogo para suprir as carências dos clientes, analisando e produzindo produtos que sejam úteis, despertando o desejo de compra e aumentando a demanda pelo produto ou serviço.

Produtos e serviços

Esses dois conceitos não dizem respeito à mesma coisa. Nem sempre a finalidade de uma campanha de marketing é vender um produto, como um celular. Às vezes, a empresa vende serviços, como cortes de cabelo ou procedimentos estéticos.

Valor, satisfação e qualidade

No anseio de conquistar clientes, empresas e profissionais do marketing devem ter em mente esses três conceitos bem definidos. O valor da venda é justo? Meu cliente se satisfará com o que estou vendendo? É um produto ou serviço de qualidade?

Mercados

Onde eu pretendo vender meu produto ou serviço? O mercado possui demanda de acordo com a quantidade que eu pretendo vender? É fundamental levar em conta todos os aspectos relacionados ao mercado onde se vende e quais são as expectativas dele para o seu produto ou serviço.

Os 4 Ps do marketing

Relacionado os conceitos anteriores, podemos definir os 4 Ps do marketing, que são palavras de ordem nessa área: Preço, Praça, Promoção e Produto. Essas bases precisam estar bem definidas para cada público-alvo que a empresa pretende atingir.

 


Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Como Gerenciar Pequenas Empresas
20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor
Planejar para Empreender – O Passo a Passo para Tornar seu Negócio um Sucesso

Fontes: Rock contente Blog – rockcontent.com/blog/
Siga negócios – siganegocios.wordpress.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Planejar para Empreender - O passo a passo para tornar seu Negócio um Sucesso!

Livro

Planejar para Empreender - O passo a passo para tornar seu Negócio um Sucesso!

R$ 68,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,67 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Como Gerenciar Pequenas Empresas

Livro

Como Gerenciar Pequenas Empresas

R$ 61,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,08 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

Livro

20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

R$ 56,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,67 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade