Cícero Gomes, um dos autores do Livro AFE Como Não Quebrar sua Empresa, destaca que durante as grandes navegações dos séculos XV e XVI, sem poder contar com a conveniente ajuda de um GPS, uma das principais atribuições de um bom marinheiro era identificar a localização do Norte. Isso era feito com a ajuda de uma bússola rudimentar.
Seguindo a sua explanação, mesmo sendo fundamental localizar o norte, apenas o tinham como ponto de referência, para, então, definir a rota que pretendiam seguir. Essa ideia leva ao princípio de que: mais importante que saber para onde se pretende ir, é saber, exatamente, para onde não ir.
Trazendo essa reflexão para o meio empresarial, conclui-se que todas as empresas sabem exatamente o que não querem: decretar falência. De acordo com o SEBRAE, a cada dez empresas, três decretam falência 2 anos depois de abrirem suas portas. No ano passado, esse número foi ainda maior devido à crise de saúde pública causada pelo coronavírus.
Nesse sentido, torna-se crucial que os donos de empresas, seja ela de qualquer porte, se organize para que a sua não seja apenas mais uma a entrar nessa estatística. A seguir, apresentamos algumas dicas que ajudarão a evitar a falência de sua empresa:
Planejamento
O planejamento é necessário desde antes da abertura do negócio, pois nele estarão contidos tudo o que se relaciona ao novo empreendimento. Com as portas abertas, ele ganha um caráter ainda mais especial, haja vista que manter a disciplina, estipular metas e gerenciar todos os processos é um dos pilares de um bom funcionamento empresarial.
Especialistas
Recorrer à “voz da sabedoria” também pode ajudar a evitar que sua empresa caminhe rumo ao fracasso. Para a tomada de decisões, é importante dar ouvidos a quem de fato possua conhecimento para tal. Ainda, a contratação de uma assessoria jurídica não é um gasto, mas sim um investimento.
Pessoa física x Pessoa jurídica
Muitas empresas estão sempre no vermelho ou com problemas financeiros pelo fato de seus gestores misturarem os dois tipos de pessoa, física e jurídica. E um dos erros mais comuns é a retirada em dinheiro sem planejamento.
Contratos
Nunca assine nada sem ler. Todos os contratos firmados pela sua empresa devem ser verificados para evitar que qualquer prejuízo causado por eles recaia sobre ela. Por exemplo, no caso dos fornecedores, certifique-se de que a desistência ou o encerramento de um contrato não gere prejuízos financeiros para o seu negócio.
Acordos
Em relação aos funcionários, é imprescindível que todos os acordos sejam analisados minuciosamente para evitar processos trabalhistas, o que costuma prejudicar seriamente o financeiro de muitas empresas.
Clientes
Lembre-se de que o seu cliente é o principal agente para o funcionamento da sua empresa. Nessa esteira, garanta um bom atendimento e um produto de qualidade para evitar, por exemplo, marketing negativo (quando o cliente, insatisfeito, critica o seu negócio para todos) ou necessidade de reparação de danos.
Problemas
Toda empresa possui problemas. Entretanto, se você já se antecipa em relação a eles, fica mais fácil resolvê-los. Situações de risco que podem acontecer em negociações ou na venda/execução de um produto devem ser previstas para que sejam mais facilmente resolvidas.
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Fonte: Jus Brasil – jairoegeorgemeloadvogados.jusbrasil.com.br
por Renato Rodrigues
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