WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como estimular a criatividade e a inovação?

Em um mercado tão competitivo como o nosso, vence a empresa que se reinventa com criatividade e inovação

Como estimular a criatividade e a inovação?

Em um mercado tão competitivo como o nosso, vence a empresa que se reinventa com criatividade e inovação. Entretanto, desenvolver novos produtos/serviços ou melhorar os já existentes requer uma boa gestão de inovação com base em fatores internos e externos, além de um bom planejamento estratégico. Para estimular a criatividade e a inovação, são necessárias atitudes simples, mas eficientes.

Durma bem


Desde a antiguidade, pensadores afirmavam que dormir bem é primordial para que surjam novas ideias em nossas mentes. Um fato histórico pode comprovar isso. Trata-se da descoberta inovadora de Arquimedes em seu momento de descanso. Tanto que a expressão “eureca” é conhecida até os dias de hoje quando alguém tem uma ideia.

De acordo com Famecos Estefan Fernandes, pesquisador da área, a criatividade precisa ficar incubada para que o subjetivo e o inconsciente ganhem forma. É assim que surge uma ideia inovadora.

Não se esqueça do lazer


Para não deixar o estresse nos dominar, temos de pensar nos momentos de lazer. São eles que trazem relaxamento e nos dão energia para trabalharmos a criatividade e a inovação. Sendo assim, devemos caminhar na orla do mar, andar a cavalo, ouvir uma boa música, ler um bom livro, brincar com as crianças, dançar. Enfim, devemos nos divertir, ao máximo, para afugentarmos os problemas que barram nossa criatividade.

Estimule a criatividade


A criatividade é estimulada das mais diversas formas. Não precisamos viajar para o exterior para conhecermos coisas novas. Basta lermos um bom livro, ouvirmos uma boa música, assistirmos a um bom filme, ou mesmo navegarmos pela internet. Todas essas atividades de lazer impactam diretamente em nossos cérebros estimulando nossa criatividade. E como consequência, surgem ideias inovadoras.

Pense fora da caixa


Antes de pensarmos fora da caixa, precisamos sair dela. Mas de que forma? Fazendo algo que não costumamos fazer e observando tudo o que acontece ao nosso redor. Devemos frequentar museus e teatros, assistir a operas, praticar esportes radicais, aprender uma nova língua, vislumbrar paisagens exóticas. Enfim, para desenvolvermos a criatividade e a inovação, nós precisamos enxergar novas realidades e desfrutar de algo novo.

Registre suas ideias


Quando uma nova ideia surge em nossas mentes, devemos imediatamente registrá-las. Não podemos deixar passar esse insight, pois se trata de um processo que vai construindo uma ideia completa. Ideias inovadoras não surgem de uma hora para outra, elas são desenvolvidas em um processo no qual o nosso cérebro reúne várias referências até formar uma ideia inovadora. Por esses motivos, devemos sempre anotar nossas ideias para que elas não se percam.

Conheça os Livros AFE da Área Gestão Empresarial:

Aprenda a Administrar com Humor

O Gerente Empreendedor

20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor

Fonte: aberturasimples.com.br

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)