WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como elaborar o meu plano de carreira para alcançar o sucesso profissional?

A elaboração de um plano de carreira envolve percepções pessoais e atitudes que potencializem o profissional

Sucesso profissional - imagem meramente ilustrativa

Edmundo Santana, autor do Livro AFE Fazendo a Diferença – Guia Prático de Desenvolvimento Profissional, destaca que os profissionais precisam de se posicionar melhor em suas carreiras, adotando atitudes que realmente façam a diferença e que sejam determinantes para evitar o fracasso e conquistar o sucesso.

Atualmente, é muito comum ver profissionais já formados atuando em outras áreas, inclusive em cargos que não estejam nem próximos da sua formação, recebendo um valor muito aquém do esperado. Isso se deve ao fato de que o mercado de trabalho se encontra cada vez mais inflado, onde se destaca apenas aqueles que sabem lutar mais forte.

Em muitos casos, as oportunidades estão surgindo, mas as pessoas não conseguem alcançá-la por falta de visão de futuro, isto é, por não realizarem um planejamento que consiga levá-los a diante, contando com a sorte, que nem sempre é efetiva. Entretanto, há um conceito chamado de “plano de carreira”, que tem o objetivo de direcionar o profissional ao êxito, crescendo e se solidificando no mercado de trabalho.

A seguir, apresentamos algumas dicas que serão úteis para quem deseja elaborar um plano de carreira com o objetivo de alcançar o sucesso profissional:

Personalidade

Primeiramente, é necessário destacar que só é possível chegar “lá”, se você sabe exatamente o que você deseja para sua vida. Em muitas situações, justamente por não saber o que quer, é comum que decisões equivocadas sejam tomadas. Então, o primeiro passo é exatamente responder a essa pergunta: quem é você e o que você deseja? Questionamentos tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional devem ser feitos a si mesmo, como quais são seus pontos fracos e fortes e qual tipo de atividade você deseja desempenhar.

Capacidades

Em algumas situações, é perceptível que, mesmo com talento, algumas pessoas não conseguem mostrar todo o seu potencial, ao passo que outras, por diversas razões, acabam tendo acesso às melhores oportunidades. Isso porque é fundamental desenvolver suas capacidades, haja vista que pessoas qualificadas, geralmente, têm um passo à frente. Sabe aquele curso de idiomas ou de capacitação ou aquele intercâmbio que parecia desinteressante? Saiba que eles podem fazer toda a diferença!

Ações

Mesmo com as capacidades desenvolvidas, ainda assim boa parte dos profissionais adere à tão famosa “zona de conforto”, pois não têm vontade de colocar a mão na massa. Ao elaborar o seu plano de carreira, foque em colocá-lo em prática sempre. Profissionais que já estão a mais tempo no mercado podem estabelecer metas a longo prazo, enquanto para aqueles que estão começando, o ideal é que se elabore metas atingíveis a curto prazo.

Especialização

Voltando ao que foi dito no começo desse artigo, é extenso o número de profissionais que não conseguem se colocar no mercado de trabalho, mesmo estando formados. Em outras palavras, somente um diploma não garante muita coisa, pois é necessário ir além. Quando você se especializa, suas chances de se tornar um profissional de destaque aumentam, uma vez que suas competências estarão direcionadas para uma área específica.

Atualização

Hoje em dia está mais do que claro que o mundo muda a todo momento. Logo, você precisa mudar sempre com ele. O que é popular em um dia pode não ser mais no dia seguinte e algo que hoje é impossível, pode ser simples e prático no dia de amanhã. Nesse contexto, a atualização é praticamente uma obrigação de qualquer profissional que tem como objetivo uma carreira de sucesso.

Mudanças

Por fim, lembre-se de que a sua carreira profissional não deve ser sempre uma linha reta. Ao elaborar um plano de carreira, nem tudo o que ele contém será linear, isto é, com certeza você precisará fazer ajustes e passar por desvios, pois ele serve para que você saiba como chegar lá, não para que você preveja o futuro percorrendo um caminho único.

 


Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Fazendo a Diferença – Guia Prático de Desenvolvimento Profissional
O Gerente Empreendedor
Por Trás do Sucesso das Empresas

Fonte: Unibh – unibh.br/blog/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)