Como avaliar o desempenho de um funcionário?

Com alguns métodos de avaliação, é possível verificar o desempenho do seu funcionário

Avaliação de desempenho funcionário

Em todas as empresas os funcionários são os responsáveis pelo bom funcionamento delas. Se um funcionário tem um desempenho abaixo do esperado, isso pode se refletir nos resultados da empresa e provocar, ainda, prejuízo a outros setores. Para evitar que isso aconteça, você pode fazer uma avaliação de desempenho.

Essa avaliação de desempenho vai muito além da análise das planilhas de resultados. É preciso descobrir em quê o seu funcionário é bom, como ele pode contribuir para a empresa, o que pode ser melhorado e um plano para que ele consiga desenvolver suas habilidades e obter os melhores resultados.

O autor do Livro AFE Avaliação de Desempenho – Motivação e Desempenho Profissional, José Carlos Maron Júnior, problematiza essa questão, dizendo que muito tem se falado sobre avaliação de desempenho nas organizações, mas o problema é que em muitas delas o programa não cumpre com o seu papel, que é o de propiciar desenvolvimento de pessoas e melhorar os resultados organizacionais.

Conheça agora algumas formas mais comuns para avaliar o desempenho de um funcionário:


1- Avaliação de desempenho do funcionário por escala gráfica

É um método simples, de fácil aplicação e comparação de resultados e, por isso, acaba se tornando o mais utilizado. Com uma tabela, composta de 6 colunas, são avaliados os seguintes itens:

- qualidade no trabalho;
- empenho;
- conhecimento;
- pontualidade;
- trabalho em equipe;
- atingimento de metas;
- criatividade, entre outros.

Nas outras 5 colunas, coloca-se uma escala, com: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Ainda que seja um método rápido, apresenta a desvantagem de ser muito simples.

2- Avaliação de desempenho do funcionário por objetivos

Essa avaliação proporciona um contato mais direto do funcionário com o seu superior. Após uma análise conjunta dos objetivos da empresa, define-se metas e caminhos para atingi-los, bem como maneiras de melhorar o desempenho. Após determinado período, eles se encontram e avaliam todo os progressos e resultados apresentados pelo funcionário.

3- Avaliação de desempenho do funcionário por competências

Esse método de avaliação dá mais autonomia ao funcionário, isto é, permite que ele se autoavalie. Para isso, será necessário orientá-lo sobre como suas competências se encaixam nos objetivos da empresa. Nesse contexto, tem-se que competência é o conjunto de comportamentos que fazer uma pessoa se destacar em um grupo, sendo comumente definidas como a união de três características essenciais ao funcionário:

- conhecimentos;
- habilidade;
- atitudes.

Os principais objetivos dessa avaliação são: determinar conhecimentos e habilidades que serão fundamentais para que se produza um bom desempenho em cada função; alertar o funcionário para que ele perceba qual são suas competências e quais precisam ser aperfeiçoadas; e instituir um planejamento que tenha como objetivo alcançar e aplicar a sua evolução no trabalho.

Por ser um método mais moderno, os resultados costumam ser extremamente positivos, pois os funcionários passam a perceber que sua evolução profissional também auxiliará a carreira deles.

 


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Leia também:

Por que a avaliação de desempenho é importante em empresas?

Fonte: Agendor blog – agendor.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

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