Aprenda a manter uma conversa interessante

A experiência de conversação precisa vencer a timidez para que seja agradável a todas as partes

Conversa entre funcionários

Sabe aquela cena comum quando duas pessoas estão sozinhas e ficam sem assunto, quando um resolve pegar o celular ou fingir que está fazendo outra coisa? Sim, é constrangedor estar nessa situação e ter que disfarçar a falta de assunto. Ou, ainda, quando chega alguém “novo” em um grupo e o assunto não rende.

Esse tipo de situação é comum tanto na vida pessoal quanto na vida profissional das pessoas. É importante, para revertê-la, combater o medo de falar alguma coisa ou assunto errado e também a timidez, que é um fator limitante nesses casos.

Michelle Gomes Lelis, autora do Livro AFE Etiqueta Profissional – Como se Comportar em um Ambiente Empresarial, explica que é fundamental saber lidar com esse tipo de situação e ser uma pessoa comunicativa, elementos que fazem parte da etiqueta profissional.

O ato de conversar, criar assuntos, interagir com outras pessoas depende apenas de prática. É importante pensar em pontos como “qual pergunta seria interessante?”, “qual pergunta eu não gostaria de responder?”, e, ainda, assimilar experiências passadas dessa mesma situação para contornar esse entrave.

A boa notícia é que existem algumas técnicas para te ajudar nessas situações. Confira algumas a seguir:

“A pedra que afunda”

Essa técnica é uma metáfora para que a conversa deixe de lado a parte superficial, para conseguir envolver o interlocutor através da emoção:

- Tenha um fato sobre a outra pessoa, algo que seja pessoal, que ela tenha comentado ou feito, mas que não seja pessoal demais
- Pergunte sobre uma emoção relacionada ao fato, como “Você gosta desse assunto?”
- Entenda as emoções, por exemplo “Por que esse assunto é interessante pra você?”

Escuta ativa

Em uma sociedade onde cada vez mais as pessoas competem para ter voz, é preciso saber também escutar. Escutar ativamente significa prestar atenção no que a pessoa está falando, não apenas escutar buscando uma “brecha” para introduzir sua opinião. Isso também ajuda a criar novos tópicos e fazer a conversa se estender.

Pense como um jornalista

O questionamento maior sobre a manutenção de uma conversa coerente e tranquila pode ser respondido a partir da necessidade de estar interessado nas outras pessoas. Isso significa que, é preciso estar realmente “dentro” da conversa e atento ao que a pessoa diz:

- Deixe de lado as outras tarefas, como celular, livro ou o que estiver à mão, por exemplo: faça-se presente
- Não dê opiniões sem espaço para reações ou discussões; isso deverá ser conteúdo para um blog ou para sua rede social
- Pergunte abertamente; use a “fórmula” do lead de uma notícia: Quem? Quando? Como? Onde? Por quê?
- Não deixe seus pensamentos atrapalharem a sua atenção
- Assuma que você não sabe opinar ou discutir sobre algum assunto
- Não seja repetitivo em suas informações
- Esqueça os detalhes; muitas pessoas estão interessadas no fato em si, não no ano, mês, dia e horário exatos em que ele aconteceu
- Não seja prolixo

Não finja

Se você não está realmente interessado, não saia da conversa esgotado. Utilize sua emoção e energia da melhor forma, não finja curiosidade em assuntos que não despertem seu interesse. Pode ser que você não se torne amigo da pessoa com quem conversou, mas, pelo menos, a experiência terá sido agradável para as duas partes.

 


Conheça nossos Livros da Área Gestão Empresarial:

Etiqueta Profissional – Como se Comportar em um Ambiente Empresarial
O Gerente Empreendedor
Como Gerenciar Pequenas Empresas

Fonte: MSN Dinheiro – msn.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Como Gerenciar Pequenas Empresas

Livro

Como Gerenciar Pequenas Empresas

30% DE DESCONTO
De R$ 61,00 por R$ 42,70 à vista ou em até 12x de R$ 3,56 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Etiqueta Profissional - Como se Comportar em um Ambiente Empresarial

Livro

Etiqueta Profissional - Como se Comportar em um Ambiente Empresarial

30% DE DESCONTO
De R$ 47,00 por R$ 32,90 à vista ou em até 12x de R$ 2,74 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

O Gerente Empreendedor

Livro

O Gerente Empreendedor

30% DE DESCONTO
De R$ 52,00 por R$ 36,40 à vista ou em até 12x de R$ 3,03 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade