Aprenda a identificar uma oportunidade de negócio!

Já que as oportunidades estão por toda parte, será que você consegue identificá-las?

Mulher de negócios

Mesmo em tempos de crise, pessoas com boas ideias são capazes de abrir seu próprio negócio e obter lucro. Basta ter um diferencial para obter destaque e começar a ganhar clientes. Alguns setores apresentam crescimento acima da média mesmo em um período de recessão. A sua tarefa deve ser encontrar uma oportunidade e investir nela.

O autor do Livro AFE Gestão de Empresas – Como Obter Lucro em Ambientes Competitivos I, Hélvio Tadeu Cury Prazeres alerta o futuro empreendedor, para que, além da ideia e da oportunidade, se valorize também a gestão, que pode alavancar o seu negócio ou fazer com que todo o seu investimento tenha sido desperdício de dinheiro e tempo.

Estamos acostumados a escutar que “oportunidade se cria” ou que “as oportunidades estão por toda a parte”. Porém, o grande desafio da sociedade atual tem sido, justamente, a criação e a identificação dessas oportunidades.

Em outros casos, quando conseguimos ter alguma ideia, nos deparamos com ela já concretizada e nos questionamos: “por que não pensei nisso antes?”. É fato que não há uma “fórmula” perfeita para conseguir identificar oportunidades ou ter boas ideias antes de todo mundo.

Porém, algumas dicas podem te ajudar a largar na frente no intento de produzir alguma coisa revolucionária. Confira:

Pesquise!

Para que você possa visualizar possibilidades, pergunte! Você deve identificar quais são os problemas que um comprador enfrenta, seja ele emocional, funcional ou social. A grande maioria dos consumidores está em busca de produtos que facilitem a sua rotina e, por isso, você deverá estudar o comportamento delas para identificar o seu possível negócio.

Muitas pessoas estão perdidas na sua rotina e acabam improvisando o tempo todo. E é aí que você deve identificar uma ideia de negócio, para que se desperte o interesse no seu futuro cliente. Mas, lembre-se! Você não pode inventar problemas para as pessoas, pois ninguém mudará a sua vida só pelo fato de você ter inventado alguma coisa nova.

Ouça outras opiniões!

Em um exemplo prático: a maioria das pessoas tem o produto X, que é fabricado por uma grande empresa. Em vez de perguntar a essas pessoas o que mais chama a atenção para que elas comprem o produto X, na tentativa de tentar superá-lo, você deve perguntar às pessoas que não compram o produto X, para que você invista justamente na “falha” dele e conquiste esses clientes.

Observe restrições!

A falta de dinheiro ou tempo quase sempre é uma restrição de consumo. Fique atento a isso! Grandes empresas surgiram justamente a partir da otimização desses dois fatores. Por exemplo, pessoas que desejam praticar exercícios físicos, mas estão trabalhando durante todo o horário considerado “comercial” podem se interessar por academias ou centros de treinamento que tenha um horário amplo e que funcionem justamente nos horários não convencionais.

 


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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

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