Administrando conflitos na empresa

Conflitos fazem parte da rotina de uma empresa, mas devem ser resolvidos de forma que ela seja beneficiada

Conflito na empresa

Os conflitos fazem parte da vida de todas as pessoas e em qualquer âmbito, seja pessoal ou profissional. Ao se deparar com situações divergentes, os conflitos servem para discutir opiniões, posicionamentos, rever conceitos, etc. O ambiente de trabalho acaba se tornando um ambiente propenso ao surgimento de conflitos, principalmente entre funcionários. Porém, a boa notícia é que, em alguns casos, eles podem ser benéficos para a empresa.

Saber administrar conflitos demanda compreender os vários tipos de impasses que podem ocorrer no ambiente empresarial e, a partir deles, saber definir estratégias para resolvê-los, colocando em prática um plano que beneficie a empresa e resolva o problema.

Por se tratar de um ambiente muito diversificado, as empresas têm tendência a gerarem esses conflitos. Seja entre pessoas de diferentes gerações, idade, sexo, valores e crenças, ou até mesmo entre pessoas “iguais”, mas com personalidades diferentes, as opiniões e posicionamentos gerados costumam se chocar. Há dois tipos de conflitos em uma empresa: o conflito hierárquico e o conflito pessoal.

I- Conflito hierárquico
Ocorre quando há divergência em um grupo de trabalho onde, por exemplo, patrão e funcionário não conseguem chegar a uma opinião comum e quando uma das partes tem dificuldade em chegar a um consenso que atinja os objetivos da empresa.

II- Conflito pessoal
Esse conflito origina-se a partir do choque entre personalidades dos funcionários. Podem ser resultados da “bola de neve” gerada pela por pequenas situações diárias, o que acaba por gerar prejuízo nas relações internas.

Para administrar esses conflitos, o ideal é desenvolver capacidades nos funcionários, evitando que o serviço fique comprometido por conta deles.

Para isso, estimule as seguintes características em seus funcionários


a- Conseguir se comunicar

A conversa é o caminho para a solução de muitos problemas. Com uma boa conversa é possível expor pontos de vista, chegar a conclusões e estabelecer uma solução saudável para qualquer conflito que tenha sido gerado. Por conta disso, é importante estimular o diálogo e o debate saudável entre seus funcionários.

b- Conseguir escutar

Saber ouvir também é uma característica desejável para resolver um conflito. Ao escutar, além de compreender o modo de pensar do outro, as chances de absorver informações importantes e precisas aumenta. Para saber conversar e escutar, é preciso respeito.

c- Conseguir perguntar

As três características estão intimamente ligadas. Pois, com uma boa conversa e escuta do outro, será mais fácil perguntar e alimentar, de forma saudável, o diálogo. As perguntas servem para esclarecer dúvidas e para conduzir a uma boa reflexão sobre os assuntos.

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