A Teoria X e a Teoria Y, de Douglas McGregor

No âmbito da Gestão Empresarial, essas teorias são muito válidas e frequentemente aplicadas

Administração: a teoria x e y

O comportamento das pessoas é uma das áreas mais importantes na Gestão Empresarial. No Livro Chefia e Liderança - Capacitação Gerencial, da Aprenda Fácil Editora, Pedro Paulo Iannini, relata aspectos importantes que devem ser desenvolvidos num ambiente de trabalho e os principais desafios do gestor de pessoas.

Nesse contexto, as teorias X e Y, de Douglas McGregor, são umas das mais relevantes em toda a história do estudo da administração como ciência, técnica e arte.

A Teoria X e a Teoria Y foram identificadas por Douglas McGregor em seu livro “Aspectos Humanos da Empresa” visando evidenciar como ocorre a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho. As nomenclaturas “X” e “Y” foram utilizadas para que não fosse conferido qualquer valor social às teorias, visando neutralidade.

Os pressupostos abordados pelas teorias são um conjunto de concepções e de percepções não-conscientizadas que condicionam o comportamento humano no cotidiano das organizações.

Veja alguns pressupostos das duas teorias para compreendê-las melhor:


- Teoria X: “o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas”.

- Teoria Y: “o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

Diferentes práticas vão resultar em diferentes comportamentos, e isso vai depender de toda a lógica da organização e como esta conceba o trabalho. O desafio para os adeptos da Teoria Y é criar condições favoráveis para que o trabalho seja realizado, buscando ambientes e processos que visem a participação e o engajamento. Os adeptos da Teoria X não se importarão com a melhoria das condições, pois o trabalho é simplesmente desagradável. Assim, o que importa é induzir o indivíduo ao trabalho.

- Teoria X: “as pessoas em sua maioria não são ambiciosas, evitam correr riscos, assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas”.

- Teoria Y: “o autocontrole, frequentemente solicitado no ambiente organizacional, se torna indispensável à consecução dos objetivos da empresa”.

Nesse caso, as teorias não são contrárias umas às outras. A Teoria X reflete a necessidade da organização desenvolver os ambientes e processos de trabalho para aqueles que não se acham ambiciosos. Esses necessitam de regras a serem seguidas e possuem pouco autocontrole. A Teoria Y discorre sobre a importância do autocontrole no ambiente organizacional, com o qual é possível desenvolver ambientes e processos de trabalho favoráveis.

- Teoria X: “a criatividade e a iniciativa não são o forte da maioria das pessoas na resolução dos problemas das organizações”.

- Teoria Y: “a criatividade e a iniciativa são a tônica encontrada nas pessoas efetivamente envolvidas na resolução dos problemas”.

No que diz respeito à criatividade e à iniciativa, a Teoria X determina que é necessário criar cargos e atribuições para que as pessoas façam aquilo que lhes for determinado. Já a Teoria Y aponta que o desafio é engajar as pessoas naquilo que fazem, para que elas tomem iniciativas e sejam criativas, expandindo seu desempenho.

A diferença entre as Teorias X e Y está relacionada às crenças dos adeptos de cada uma sobre a natureza humana e sobre a sua relação com o trabalho. Visões diferentes vão gerar comportamentos diferentes e, consequentemente, ambientes de trabalho distintos.

Conheça nossos livros da Área Gestão Empresarial: 


Chefia e Liderança - Capacitação Gerencial
Coração de Líder: A Essência de Líder-coach
Como Gerenciar Pequenas Empresas

Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Chefia e Liderança - Capacitação Gerencial

Livro

Chefia e Liderança - Capacitação Gerencial

R$ 40,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,33 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Coração de Líder: A Essência de Líder-coach

Livro

Coração de Líder: A Essência de Líder-coach

R$ 63,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,25 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Como Gerenciar Pequenas Empresas

Livro

Como Gerenciar Pequenas Empresas

R$ 61,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,08 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade