“As podas em frutíferas devem ser feitas desde o momento em que elas começam a soltar os primeiros ramos. A poda de formação, por exemplo, tem o objetivo de promover a formação da copa com três a quatro galhos mestres, distribuídos simetricamente, os quais formarão a estrutura básica da copa”, afirma Walter Esfrain Pereira, autor do Livro Planejamento e Implantação de Pomar da Aprenda Fácil Editora.
Por meio das podas, é possível realizar correções no desenvolvimento das frutíferas, conforme as exigências de luz solar, por exemplo. Dessa forma, as plantas permanecem saudáveis e com performance correspondendo a suas características. Como resultado, a produtividade do pomar aumenta de forma bastante significativa assim como a rentabilidade dos negócios. Entretanto, para surtir efeitos positivos, as podas devem ser realizadas com as ferramentas certas, seguindo as necessidades da planta.
Para evitar a irregularidade dos cortes, é indispensável que os instrumentos estejam bem afiados. Outro fator determinante para o sucesso das podas é o tipo de ferramenta escolhido. Há frutíferas jovens e frutíferas adultas, que requerem ferramentas diferentes, desde pequenos alicates até grandes motosserras. Tudo depende do porte e das características da planta. Além disso, é indispensável passar nos cortes produtos que favoreçam a rápida cicatrização.
Em grandes pomares, as podas geram muitos resíduos vegetais. Estes devem ser descartados da forma adequada. As queimadas estão fora de cogitação, muito menos o descarte de ramos e galhos em locais aleatórios. O ideal é o aproveitamento desses restos vegetais de forma racional, para não causar impacto no meio ambiente. Uma opção é aproveitar os resíduos para gerar energia, por meio da produção de biomassa. Outra forma bastante utilizada é produção de composto orgânico.
Conheça os tipos de poda em frutíferas:
Poda de formação
A poda de formação deve ser realizada no início da vida da frutífera, assim que ela alcançar tamanho adequado, que permita a correção no seu desenvolvimento. O seu objetivo é permitir que a planta cresça viçosa e vigorosa. Como resultado, a produtividade da frutífera aumentará, assim como a qualidade das frutas.
Poda de produção
A poda de produção também aumenta a produtividade da frutífera. Trata-se de um procedimento muito comum no cultivo comercial de frutíferas. Entretanto, para gerar bons resultados, é preciso conhecer a fundo o processo vegetativo da frutífera; caso contrário, a produção da planta será reduzida.
Poda de limpeza
A poda de limpeza é utilizada em grandes pomares e em jardinagem. O seu objetivo é a retirada de galhos secos ou defeituosos. Com isso, a planta deixa de perder energia vital por meio desses ramos problemáticos. Como resultado, o desenvolvimento da planta melhora. Na verdade, a planta se revitaliza.
Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Fruticultura.
Fonte: estagiositiodosherdeiros.blogspot.com
Por Andréa Oliveira.