Preparando o solo para o pomar: o que é a subsolagem?

Esse processo é importante para garantir o desenvolvimento das raízes

Planta com raízes

Na hora de implantar um pomar, é preciso pensar em todas as etapas de preparação do solo para receber as sementes e as mudas. A temperatura é essencial no cultivo de frutíferas, não obstante, ao iniciar o plantio, a preparação do solo envolve vários processos, dentre eles a subsolagem. Mas, então, o que é a subsolagem e qual a sua utilidade?

Dalmo Lopes de Siqueira e Walter Esfrain Pereira, autores do Livro Planejamento e Implantação de Pomar, da Aprenda Fácil Editora, descrevem que “a subsolagem tem por objetivo quebrar as camadas do subsolo que podem limitar ou restringir o crescimento das raízes, sejam de origem natural ou induzidas pela compactação do solo, resultado do tráfego de máquinas nas lavouras anteriores. É uma operação que desagrega o solo, mas não o revolve. Pode atingir de 50 a 80 cm de profundidade e requer o emprego de tratores de grande potência, geralmente superior a 100 HP.”.

A necessidade da subsolagem e o tipo de implemento dependem do tipo de solo e do problema a corrigir. Solos argilosos são mais suscetíveis à compactação em comparação a solos de textura média ou arenosa. Os solos profundos e de textura uniforme ao longo do perfil não necessitam de subsolagem, a menos que exista uma camada adensada induzida pelo elevado tráfego de máquinas, comum em plantios de cana-de-açúcar. Mesmo nessa situação, a subsolagem não deverá ser muito profunda, pois a camada adensada, normalmente, é superficial, em torno de 50 cm de profundidade.

Os solos que apresentam mudanças bruscas de textura, ao longo do perfil do solo, podem limitar o crescimento das raízes por ocorrência de encharcamentos. Nessas situações, a subsolagem permite misturar as diferentes texturas, evitando ou diminuindo o problema.

Alguns solos apresentam uma camada adensada que limita a profundidade efetiva, impedindo a penetração das raízes. Essa situação é desfavorável para o plantio das espécies frutíferas. Desde que a camada adensada seja superficial e fina, a subsolagem é uma prática recomendável.

Para a obtenção de melhores resultados, é necessário que os sulcos sucessivos estejam separados entre si a uma distância semelhante à profundidade atingida. Por exemplo, se a profundidade atingida pelo subsolador é de 50 cm, os sulcos devem estar a aproximadamente 50 cm de distância entre si.


Conheça nosso Livro Planejamento e Implantação de Pomar



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Planejamento e Implantação de Pomar

Livro

Planejamento e Implantação de Pomar

R$ 42,00 à vista ou em até 10x de R$ 4,20 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade