WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Plantação em consórcio: limão-taiti e coqueiro

A plantação em consórcio é mais vantajosa que a monocultura

Limão-taiti

Em diversas propriedades é muito comum o uso de plantações em consórcio, pela viabilidade e pela vantagem em relação à monocultura. Também conhecido como “intercropping”, um consórcio de culturas é o cultivo de duas ou mais culturas em uma mesma área. De acordo com essa definição as culturas não são plantadas nem colhidas, necessariamente, ao mesmo tempo. Mas, é necessário que sejam simultâneas por um período de crescimento.

O engenheiro agrônomo e autor do Livro AFE Planejamento e Implantação de Pomar, Walter Esfrain Pereira, ressalta que, para implantar um pomar algumas plantações podem ser feitas em consórcio, o que beneficiará a produção e as próprias plantas.

Essa prática de consorciação é antiga e tem se tornado, ao longo dos anos, uma prática muito viável, uma vez que consegue extrair o máximo dos fatores de produção e permite vantagens em relação ao sistema de monocultivo. Dentre as inúmeras vantagens, está a proteção contra doenças, pragas e plantas daninhas eventualmente, maior produção de alimentos por área, estabilidade de rendimento e melhor controle de erosão.

Além das vantagens dos cultivos consorciados em comparação à prática do monocultivo, ao fazer uso de fruteiras permanentes, este tipo de de exploração tem maior tendência a fixar o produtor na sua propriedade, evitando que o mesmo proceda a derrubada de novas áreas de floresta.

Em algumas regiões do país, a exploração agrícola feita na totalidade do pequeno produtor, a adoção desse plantio consorciado tem sido difundida, tido, também, como uma opção sólida para fixar o homem à terra, permitindo uma exploração da sua propriedade com a intenção de agregar valores à sua produção através de pequenas agroindústrias.

Confira a seguir algumas informações básicas que orientam o cultivo do coqueiro gigante em consórcio com o limão-taiti:


- Coqueiro gigante

Deve ser plantado no início do período chuvoso, que tem início a partir da segunda quinzena de dezembro. As dimensões da cova devem ser de, no mínimo, 50 cm de largura por 50 cm de profundidade e ela deve ser feita pelo menos 30 dias antes do plantio. Na ocasião de plantio das mudas, poderá ser utilizada uma mistura de adubação na base de 15L de esterco de curral ou 5L de cama de aviário bem curtidos, 1kg de calcário dolomítico e 800g de superfosfato triplo na cova. Para espaçar, deve-se dar 10m de distância entre as fileiras de planta e, entre plantas dentro da fileira, 8m (10mx8m). 30 dias após o plantio, espalhar uma mistura de 100g de cloreto de potássio mais 150g de ureia ao redor das plantas de coqueiro.

- Limoeiro

Deve ser plantado na mesma época do coqueiro, com as mesmas medidas de cova, que também devem ser abertas pelo menos 30 dias antes do plantio. A mistura a ser utilizada na cova é quase a mesma do coqueiro, devendo-se apenas reduzir a quantidade de superfostato para 250g. Entre 35 e 45 dias após o plantio, deve-se espalhar uma mistura de 30g de cloreto de potássio mais 50g de ureia em volta dos limoeiros. Deve ser plantado entre as fileiras do coqueiro, sempre no centro entre quatro plantas de coqueiro, mantendo também os limoeiros a 10m de distância de suas próprias fileiras. 

Ao abrir as covas para as duas frutíferas, é recomendado separar a camada mais superficial de terra preta da camada barrenta para que se misture os adubos recomendados com essa camada preta. Depois, deve-se encher a cova com a mistura de adubos e completar com a camada barrenta.

Para as duas espécies, deve-se usar cobertura morta, como é o caso da palha de arroz, palha de vagem de feijão caupi, caroços de açaí curtidos, entre outras. Isso contribui para que a cultura não seja afetada drasticamente pelo período de estiagem.


Conheça nossos Livros da Área Fruticultura:

Planejamento e Implantação de Pomar
Cultivo de Coco Anão
Fruticultura Orgânica – 2ª Edição

Fonte: Agro Link – agrolink.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Mateus Roda

24 de nov de 2021

Boa tarde, escrevo de Moçambique Província de Cabo Delegado pretendo informação sobre sobre platio intercalar de coqueiro, 1500 plantas e intercalar com limoeiro, abacateira mangueira ibrida em lotes de 500

Resposta da Aprenda Fácil Editora

13 de jan de 2022

Oi, Mateus! Tudo bem? 

Agradeço pela visita! 

Para mais informações sobre o plantio de coco, cadastrei seu e-mail para receber nosso boletim informativo! 

Abraços! 

Lorena 

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!