WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

O coqueiro

Conheça um pouco sobre o coqueiro e as variedades existentes

Cocos

O coqueiro é uma planta amplamente conhecida e mais cultivada no litoral do nosso país. O seu fruto, o coco, fornece a água de coco e é utilizado na culinária. A partir dele também é possível fabricar cosméticos e produtos de beleza. Mas, outras partes da planta também podem ser aproveitadas.

Os autores do Livro AFE Cultivo de Coco Anão, Luiz Ângelo e Ângelo Mirisola, explicam um pouco da história do coqueiro, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, mas é de origem asiática.

Principais características

Da família Arecaceae, o coqueiro é uma palmeira perene, isto é, que pode ser cultivada pro um longo tempo e que possui estirpe solitário. Suas raízes são fibrosas, com grande número de raízes finas que crescem externamente, perto da superfície. Somente algumas raízes crescem dentro do solo, para manter a estabilidade da planta.

Suas folhas são grandes, largas e pinadas. De acordo com a variedade, algumas podem atingir 6 metros de comprimento, caindo quando se tornam velhas. As flores podem ser brancas ou amareladas e são pequenas, apresentando-se em cachos de aproximadamente 1 metro de comprimento.

O coqueiro apresenta flores masculinas e femininas, com floração contínua. As flores masculinas se abrem em épocas diferentes das femininas, o que permite realizar a polinização cruzada. O coqueiro anão é autopolinizado.

Seu fruto, o coco, é grande e apresenta uma camada externa que é grossa e cheia de fibras. Ao centro há uma “noz”, que é o coco como conhecemos. Possui uma camada marrom e dura que cobre a camada interna, que é branca e macia, conhecida como a “carne” do coco. A espessura dessa polpa pode chegar a 2cm. E, em seu interior há um líquido que é conhecido como água de coco.

Principais tipos de coqueiros

Coqueiro Gigante

A variedade gigante é conhecida como a “original” e recebe esse nome porque é uma planta muito alta. Pode chegar a 35 metros de altura e seu cultivo é longo, como mencionado acima. Seis anos após o plantio, começa a produzir cocos e produz cerca de 70 cocos por ano. Os frutos produzidos são destinados à comercialização, para que sua polpa possa ser utilizada na indústria.

Coqueiro Anão

O coqueiro anão é menor do que o gigante, não ultrapassando 12 metros de altura. Produz primeiro e mais do que o gigante, aos 3 anos de idade, com média de 120 cocos durante o ano. É essa variedade a principal produtora de água de coco.

Coqueiro Híbrido

Como o próprio nome sugere, o Coqueiro híbrido é um resultado do cruzamento da variedade gigante com a variedade anã. Por conta disso, suas características são intermediárias, chegando a cerca de 20m de altura e com início de produção aos 4 anos de idade. Produz uma média de 120 a 150 cocos por ano, que são utilizados tanto para a obtenção da água de coco quanto para a comercialização da polpa.

 


Conheça nossos Livros da Área Fruticultura:

Cultivo de Coco Anão
Planejamento e Implantação de Pomar

Fonte: Flores e Folhagens – floresefolhagens.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!