WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Colheita e pós-colheita do coco

Conheça um pouco do processo de colheita e a pós-colheita do coco

Transporte de coco verde

Um fruto muito apreciado nacionalmente é o coco. Seja in natura, em pedaços, ralado ou em sobremesas, seu sabor é único e atrai desde os paladares mais simples aos mais sofisticados. Originário do coqueiro, esse fruto seco tem como característica principal a alta concentração de nutrientes, podendo ser aproveitado desde a casca até a polpa.

Luiz Ângelo Mirisola Filho, autor do Livro AFE Cultivo de Coco Anão, exalta a versatilidade desse fruto, dizendo que a partir do coco pode-se produzir óleos, leite, farinha, água e açúcar de coco, produtos extremamente benéficos para o corpo e a saúde.

A árvore que dá origem ao coco, o coqueiro, tem como característica a produção em escalas durante todo o ano, com algumas variações de acordo com as estações. Ao ano são colhidos de 12 cachos, em média, para o coqueiro gigante e 14 para o anão. Caso a produção tenha como objetivo a produção de água, deve-se colher o fruto entre 6 e 8 meses de idade, ao passo que, caso a produção seja voltada para a industrialização e/ou venda do fruto seco in natura, ele deverá ser colhido entre 11 e 12 meses de idade.

O fruto verde apresenta peso inferior ao do fruto maduro, que tem coloração castanha. O coco apresenta uma facilidade na hora da colheita, devido ao fato de que, após completar a maturação, ele se desprende do cacho e cai. Porém, ainda que seja mais econômico colher os frutos caídos, costuma-se realizar uma colheita trimestral, com a finalidade de concentrar a mão de obra para colher o maior número de frutos, auxiliando ainda na redução da possibilidade de roubos e do risco de germinação em variedades mais precoces. Por colheita, obtém-se, em média, três cachos.

Já na variedade anã, a colheita pode ter sua frequência aumentada, mas com a necessidade de se tomar todos os devidos cuidados, para que os cachos não caiam e, consequentemente, os frutos rachem. Após o crescimento dos coqueiros, o coco verde tem o custo de sua colheita aumentado consideravelmente, uma vez que há uma dificuldade para realizar o corte do pedúnculo e para utilizar o sistema com vara e ancinho na extremidade, sem que os frutos sofram impacto com solo. Essa situação se torna mais evidente a partir dos 15 anos de idade, quando os coqueiros encontram-se em plena produção.

Para a colheita do coco seco, que é feita de forma manual, as pessoas que colhem, conhecidas como “tiradores”, utilizam as “peias” de couro ou de material sintético para subir nas árvores. Um “tirador” consegue subir em 60 coqueiros por dia e consegue colher dois ou três cachos em cada uma, em média.

Durante essa colheita manual, realiza-se também, a limpeza da copa do coqueiro, descartando as folhas que estão secas e os cachos que estão sem frutos. É recomendado que não se retire as folhas verdes, haja vista que a parte onde elas são cortadas são atrativas para insetos e pragas, como a coleobroca. Geralmente, antes de atingir a velhice, alguns elementos são transferidos das folhas mais velhas para as mais jovens, o que torna a remoção dessas folhas prejudicial ao coqueiro.

Por fim, no pós-colheita, o transporte dos frutos pode ser realizado sem e com casca. A primeira opção apresenta vantagem na redução do volume de transporte, ao passo que a segunda permite o descascamento na propriedade onde será vendido. Como resultado, os proprietários têm uma pilha de cascas que tem baixo valor no mercado, o que acaba por fazer com que elas sejam queimadas ali mesmo, ignorando a importância dessa casca na produção de fibras ou como fonte de nutrientes, como o cloro e o potássio. Em média, um homem consegue descascar 1500 frutos ao dia.


Conheça nossos Livros da Área Fruticultura:

Cultivo de Coco Anão
Planejamento e Implantação de Pomar
Fruticultura Orgânica

Fonte: Agência Embrapa de Informação Tecnológica – www.agencia.cnptia.embrapa.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!