WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Saiba um pouco mais sobre bromélias

Cerca de 40% das espécies de bromélias existentes no mundo são encontradas no Brasil

Saiba um pouco mais sobre bromélias

“Assim como encantaram os descobridores da América, as bromélias vêm, a cada dia, fascinando mais e mais pessoas com sua exoticidade e beleza singulares. No Brasil, sua popularização é um processo relativamente recente, graças aos famosos jardins de Burle Marx”, afirma Cláudio Coelho de Paula, autor do Livro Cultivo de Bromélias da Aprenda Fácil Editora.

Existem cerca de 4.000 espécies de bromélias - 1.500, apenas no Brasil


A família das Bromeliáceas conta com cerca de 4.000 espécies - 1.500, apenas no Brasil. Cerca de 40% das espécies de bromélias existentes no mundo são encontradas em nosso país, separadas em mais de 50 gêneros. Entretanto, as mais cultivadas são as do gênero: Tillandsia, Vriesea, Cryptanthus, Dyckia, Aechmea, Billbergia, Guzmania, Neoregelia e Nidularium.

Algumas bromélias se desenvolvem em rochas, outras crescem em árvores


Algumas bromélias se desenvolvem em rochas, outras crescem em árvores. A ótima adaptabilidade climática das bromélias permite seu desenvolvimento, em várias regiões do país, como na Caatinga, no Cerrado, na Mata Atlântica, na Floresta Amazônica, no alto das montanhas e nas restingas. Uma das espécies mais famosas de bromélia é a Ananás sativa (ou abacaxi).

As bromélias são plantas epífitas – usam árvores e rochas como suporte


Ao contrário do que muitos imaginam, as bromélias não são plantas parasitas, pois não se alimentam das plantas onde se crescem. Na verdade, elas são plantas epífitas, ou seja, usam outras plantas apenas como suporte, para receberem maior luminosidade. Por esse motivo, elas se aderem às árvores (na parte mais alta), para que os raios solares as atinjam com mais facilidade.

As bromélias armazenam água em suas frondosas folhas


Outra característica das bromélias é a capacidade de armazenarem água em suas frondosas folhas. Algumas delas, como as Vriesea imperialis, conseguem acumular mais de 30 litros de água. Outras nem tanto, como as Aechmea nudicalis. Com isso, essas plantas são amplamente benéficas aos animais que nelas habitam, além de outros animais - dentre eles, macacos, beija-flores, abelhas, aranhas e rãs.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Floricultura.

Fonte: portalsaofrancisco.com.br

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!