WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Pragas e doenças no bonsai: aprenda a controlá-las

Pragas e doenças podem tirar toda a beleza de um bonsai

Bonsai

Assim como em qualquer cultura, pragas e doenças são os responsáveis por grandes prejuízos, inclusive morte em toda a plantação. No caso dos bonsais, isso não poderia ser diferente. Dado que um bonsai deve reproduzir todas as características de uma planta da natureza, as pragas e doenças trabalham em desfavor da aparência.

Vânia Moreira Fontes, autora do Livro AFE Bonsai – Técnica e Arte, Passo a Passo, explica que para que um bonsai chegue à aparência desejada, ele precisa ser moldado de acordo com o gosto de quem o cultiva. Por conta disso, as pragas e doenças podem produzir efeitos indesejáveis.

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar praga de doença. Pragas são insetos, ácaros, moluscos, nematoides, entre outros, que atacam a planta e geralmente são visíveis a olho nu. Já as doenças são fungos, vírus e bactérias que destroem o tecido vegetal e podem causar manchas, apodrecimento e murcha nas plantas.

Dito isso, apresentaremos as principais pragas e doenças de um bonsai, bem como formas para combatê-las. No geral, são as mesmas que podem atingir qualquer outra cultura:

Pragas


- Pulgões

Os pulgões são pequenos insetos que podem ser encontrados de várias cores. São sugadores que andam em bando e atacam preferencialmente folhas, amarelando-as e ressecando-as, atingindo também os brotos novos. Ainda produzem um líquido melado, que atrai formigas. Para controlá-los é possível utilizar inseticidas em spray ou até em comprimidos. A prevenção pode ser feita com óleo de neem.

- Cochonilhas

As cochonilhas também são insetos, mas têm a aparência de escamas. Seus tamanhos e colorações são variados e são detectáveis a olho nu, estando, geralmente, grudados no caule e folha das plantas. A forma de controle é a mesma recomendada para os pulgões. A diferença deve ser a adição de óleo mineral ao inseticida, para que os insetos morram por asfixia.

- Lagartas

Esses insetos são a fase intermediária entre o ovo e a borboleta ou mariposas. Se alimentam das folhas das plantas e de outras partes tenras. Têm o costume de atacar à noite, escondendo-se no solo durante o dia. Há no mercado inseticidas próprios para exterminar lagartas. Para repelir, também é possível pulverizar óleo de neem sobre a planta.

Doenças


- Fungos

Fungos são os que mais atacam os bonsais, provocando o surgimento de manchas nas folhas, podridão nas raízes, amarelecimento da planta e murcha, podendo levar também à morte. Em geral, podem aparecer devido à umidade excessiva ou temperaturas elevadas.  Recomenda-se usar algum fungicida como forma de prevenir o ataque, mas, caso a planta já tenha sido atacada, o tratamento deve ser feito o quanto antes, pulverizando a planta toda. Fungicidas à base de cobre, como é o caso da calda bordalesa, podem ser usados, mas algumas espécies frutíferas requerem atenção com o uso desses fungicidas.

- Vírus e bactérias

Para o caso de vírus, não há cura nem tratamento. Os sintomas podem ser o aparecimento de mosaicos de cores diferentes nas plantas, tendo como principais vetores o pulgão e outros insetos sugadores. O melhor tratamento é a prevenção. No caso de bactérias, elas causam podridões e provocam os mesmos sintomas de uma contaminação fúngica. O tratamento é mais complicado, podendo-se utilizar a calda bordalesa como forma de prevenção.

 


Conheça nossos Livros da Área Floricultura:

Bonsai – Arte e Técnica, Passo a Passo
Cultivo de Bromélias
Produção Comercial de Rosas

Fonte: Bonsai do Campo – bonsaidocampo.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!