WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Gosta de orquídeas? Aprenda agora a plantar essas flores incríveis

As mudas de orquídeas podem ser adquiridas desde orquidários comerciais até pequenas floriculturas

Gosta de orquídeas? Aprenda agora a plantar essas flores incríveis

Existem orquídeas das mais diferentes formas e tamanhos. Podem ser encontradas plantas que chegam a 4 metros de altura, como também podem ser encontradas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete, conhecidas como microrquídeas. Todas são igualmente belas e podem ornamentar jardins, varandas e ambientes internos. Se você gosta de orquídeas, aprenda agora a plantar essas flores incríveis.

Dicas iniciais


As mudas de orquídeas podem ser adquiridas desde orquidários comerciais até pequenas floriculturas. Independentemente do local, as plantas devem ser vigorosas, saudáveis e livres de doenças. Normalmente, elas são cultivadas em vasos menores, com profundidade de 2,5 cm a 3,0 cm maior que o bulbo. Se os vasos forem grandes demais, há retenção de umidade, o que pode apodrecer as raízes da orquídea.

Condições de ambiente


Para que as orquídeas floresçam, a área onde devem ser posicionados os vasos deve receber boa luminosidade. Locais muito sombreados mudam a coloração das folhas da orquídea para verde-garrafa. Já locais com luz excessiva tornam as folhas amareladas. Quanto à umidade relativa do ar, ela deve ser elevada para que as orquídeas não desidratem. Para isso, pela manhã ou à tarde, borrife toda a área onde se encontram as orquídeas, inclusive, o chão.

Com o que adubar?


A adubação das orquídeas pode ser tanto química como orgânica. No caso dos adubos orgânicos, prefira os sólidos, constituídos de torta de mamona ou farinha de ossos. Mas, cuidado! Não aplique o adubo nas raízes para não as queimar.

Quais os melhores substratos?


O substrato sustenta as orquídeas no vaso. Os mais utilizados para cultivar orquídeas são casca de pinus com carvão, fibra de coco ou musgo seco. Atualmente, não é permitido o uso de xaxim, pois esse substrato está ameaçado de extinção.

Onde e como plantar?


Para plantar orquídea, coloque no fundo do vaso alguns pedriscos para ajudar na drenagem. Por cima, coloque substrato e aperte suavemente com as mãos, para dar maior sustentação à planta. Caso sejam cultivadas várias orquídeas, separe os vasos dez centímetros uns dos outros para um melhor arejamento. As orquídeas podem ser cultivadas em bancadas tanto em estufas abertas como fechadas.

E quanto ao replantio?


O replantio das orquídeas deve ser realizado a cada dois anos para não apodrecer o substrato. Após algum tempo, surgem novas raízes na extremidade das antigas raízes. Devem ser mantidos, pelo menos, três bulbos por haste. Outra dica é etiquetar a orquídea com a data do último replante para um melhor controle.

Quando florescem?


Geralmente, as orquídeas florescem uma vez por ano. A época de florescimento depende da espécie. No caso dos híbridos, eles podem brotar mais vezes ao ano. A dica é cultivar espécies diferentes, incluindo híbridos, para orquídeas floridas o ano todo.

Conheça os Livros AFE da Área Floricultura:

Cultivo de Bromélias

Produção Comercial de Rosas

Crisântemos

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!