Rógeres Melo, autor do Livro AFE Como Aprender a Estudar – Ler, Memorizar e Escrever Melhor, destaca que todos sabemos que o desenvolvimento de um país é baseado em quantas pessoas tem acesso à educação. Sabe-se também que quanto maior é a sua educação e qualificação, melhores são as chances de um sucesso promissor e estável.
O processo de aprendizagem envolve vários agentes e aspectos para que seja efetivado. A relação criada entre quem ensina e quem aprende é muito importante para ele, pois é necessário buscar uma forma harmônica entre esses indivíduos, que devem estar comprometidos com todo o progresso.
Ainda nesse viés, percebe-se que há vários fatores que podem interferir positiva ou negativamente na aprendizagem, funcionando como potencializadores ou como limitantes do ensino.
A seguir, apresentamos alguns deles:
Fatores sociais e econômicos
Famílias com boa condição financeira conseguem dar aos seus filhos recursos aos quais muitos não têm acesso. E não estamos falando isso em relação à matrícula em uma escola pública ou privada: por exemplo, nutrição adequada, boa qualidade de vida, vestimentas adequadas, boas condições de saúde e lazer são alguns dos recursos que garantem um passo a frente para esses estudantes. Entra nessa “conta” também a estrutura familiar e o local onde se vive, pois o comportamento de crianças e adolescentes costuma ser muito moldado de acordo com o “meio”.
Fatores físicos e mentais
Ainda que haja uma luta duradoura para que se garanta uma educação inclusiva, as limitações físicas e mentais que muitos alunos possuem ainda prejudicam o seu desenvolvimento escolar e, consequentemente, a sua aprendizagem. Por mais que se tenha conquistado muitos direitos e avanços nesse sentido, muitas instituições de ensino ainda não estão preparadas para receber esses alunos, seja pela falta de professores qualificados, seja pela falta de estrutura adequada.
Fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo
Como mencionado, é fundamental que se crie um ambiente harmônico para que o aluno, de fato, aprenda. Nesse sentido, torna-se necessário entender alguns fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo:
- Sensação
Um dos primeiros níveis do comportamento humano, a sensação consiste na ativação de diferentes estruturas sensoriais, o que torna possível, a partir delas, perceber o mundo a sua volta.
- Percepção
Seguindo a linha da sensação, a percepção diz respeito à tomada de consciência relativa à sensação em progresso. É um processo que depende do neurológico e que converte as sensações em impulsos elétricos.
- Memorização
O armazenamento de informações que podem ser recuperadas e utilizadas em quaisquer momentos recebe o nome de memorização. Esse “dom” pertence ao homem e aos animais, caracterizado, basicamente, pela seleção de fatos marcantes ou que foram priorizados mentalmente.
- Atenção
A atenção é um dos principais pilares do processo de ensino-aprendizagem, pois ela é quem garantirá o sucesso de estudantes. Essa habilidade cognitiva é guiada por um conjunto de funções cerebrais.
- Motivação
Para que os alunos se sintam motivados, deve haver um interesse por parte deles, seja qual for ele. Por exemplo, para conseguir se sair bem em uma prova, para se satisfazer pessoalmente, para se sentir mais inteligente, dentre outros.
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Fontes: Educação Pública – educacaopublica.cecierj.edu.br
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por Renato Rodrigues