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Como avaliar o aprendizado dos alunos dentro de sala de aula?

Você sabe verificar se seu aluno está aprendendo?

Estudantes fazendo prova

Ao final do processo de ensino-aprendizagem é necessário verificar o quanto o aluno internalizou e aprendeu nas aulas. É um pouco polêmico discutir as diferentes formas de avaliação, pois, o modelo já tradicional é visto por muitos como falho e o seu resultado é praticamente ineficiente, com alunos estudando apenas para reproduzirem conceitos em um papel e obterem nota para serem aprovados nas matérias.

Um dos objetivos da avaliação, como bem explica Per Christian Braathen, autor do Livro Professor – Como Ter Sucesso no Ensino Superior, da Aprenda Fácil Editora, “[...] é o de cumprir seu papel de mensurar até que ponto o processo de ensino-aprendizagem levou ao resultado almejado.”.

O modelo tradicional consiste, basicamente, no aspecto quantitativo. Nele, o estudante é um ser passivo, memorizador e reprodutor de conhecimentos. O processo para chegar a essa avaliação considera que o professor detém o conhecimento e “passa-o” ao seu aluno, que, como uma caixa, armazena informações tal qual foram passadas e reproduz no momento da avaliação, podendo ou não descartá-las após esse momento.

A nova LDB diz que a avaliação deverá ser “contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. O que ela tenta propor é uma avaliação ao longo da rotina escolar e que meça a qualidade do ensino como um todo, não apenas uma avaliação final.


Você conhece a avaliação formativa?


Esse conceito postula alguns pontos para avaliar qualitativamente o conhecimento dos alunos:

Autoavaliação

A autoavaliação é um dos princípios da avaliação formativa e pode ser feita de forma escrita ou oral, com um debate entre professor e alunos sobre o processo e consolidação dos conteúdos. Promovendo essa autoavaliação, o aluno fará uma reflexão sobre o que aprendeu e o que ainda está por aprender e o professor, inclusive, pode detectar pontos falhos no processo de ensino. Essa autoavaliação não tem caráter punitivo, mas sim, reflexivo e deve ser o ponto de partida para aprimoramento das estratégias utilizadas até ela.

Diferentes tipos de atividades

Esse ponto já é mais conhecido e praticado pelos professores, pois ele defende que o aprendizado se dá não apenas por exercícios e a correção deles. Seminários, apresentações em grupos, estudos dirigidos e até atividades culturais promovem o aprendizado dos alunos e coloca-os em contato “mais direto” com o conhecimento. Dessa forma, o aluno não é mais um ser passivo, mas sim, um ser com capacidade de construir o seu próprio conhecimento.

Relações com a realidade dos alunos

Quem nunca ouviu um aluno falando algo do tipo: “Professor, quando eu vou usar isso na minha vida?”? O conhecimento deve ser relacionado à realidade dos alunos, permitindo que ele tenha sentido e não seja mais visto como uma “obrigação”. Demonstrações práticas com elementos do cotidiano fazem uma conexão entre teoria e prática, construindo com os alunos o “mundo real” do conhecimento.

Interdisciplinaridade

O papel da interdisciplinaridade é relacionar disciplinas, como o nome sugere. Em outras palavras, um determinado conteúdo em matemática, por exemplo, pode ter a ver com a biologia, a física e/ou a química. E é explorando esse conteúdo, a partir das relações criadas entre as diferentes disciplinas, que o aprendizado é reforçado e se torna amplo, abrangendo várias áreas de conhecimento.


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Fonte: Blog Q Mágico – blog.qmagico.com.br


por Renato Rodrigues

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Comentários

Adolfo Chitula Chinhama

18 de nov de 2020

Gostei do resumo!

Resposta da Aprenda Fácil Editora

18 de nov de 2020

Olá, Adolfo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo.

Atenciosamente

Lidiane Lisboa

Sandra Luiza do Nascimento Silva

31 de jul de 2019

Gostei

Resposta da Aprenda Fácil Editora

1 de ago de 2019

Olá Sandra Luiza do Nascimento Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que gostou do nosso artigo, ficamos felizes em saber.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

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