WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Quais as principais dificuldades para se conseguir um emprego?

Com a grande concorrência na busca por um emprego, é preciso destacar-se para conseguir a tão desejada vaga

Busca por emprego

De acordo com o IBGE, nosso país ultrapassou o índice de 13% de desempregados. Isso representa mais de 14 milhões de brasileiros, que estão tentando uma recolocação no mercado de trabalho, mas não estão obtendo sucesso nessa empreitada. Essa taxa é a maior desde 2012 e pode ser explicada, em partes, pela crise que o Brasil enfrenta.

Carlos Prates, autor do Livro AFE Como Conseguir um Emprego, reconhece que ficar desempregado não é fácil. É um momento difícil para qualquer pessoa, tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal. Entretanto, manter a autoestima e iniciar o quanto antes a preparação para a procura por um novo emprego é primordial para superar os desafios desta fase.

Ainda que muitas pessoas culpem a crise e, de certa forma, tenham razão, há alguns pontos nos quais muitos candidatos andam pecando, o que, consequentemente, faz com que a caga desejada seja perdida.

É muito comum as pessoas se perguntarem “Por que eu não consigo emprego?”. Mas elas não param para analisar e chegar à resposta para essa pergunta. Confira a seguir alguns dos pontos que podem estar te impedindo de conseguir um emprego:

Inexperiência e primeiro emprego

Muita gente reclama da experiência, pois quando ingressam no mercado de trabalho não possuem e, geralmente, as vagas exigem experiência. Para dar o pontapé inicial, vagas como jovem aprendiz, estágios ou empresas que não exigem muitas qualificações são a melhor solução, podendo, ainda, adquirir diplomas e certificados como forma de incrementar o seu currículo.

Poucas vagas disponíveis

É comum que cidades mais afastadas de grandes metrópoles tenham um número maior de desemprego, uma vez que possuem um número menor de empresas ativas. Por conta disso, preferem buscar currículos em vez de divulgar vagas, dado que o fluxo de candidatos para uma única vaga é grande.

Cargos muito específicos

Muitas pessoas, na aflição por um novo emprego, acabam se candidatando a todas as vagas possíveis, mesmo que não sejam compatíveis com a sua formação. Por consequência, acabam não se dedicando ao processo seletivo e ficam de fora por não estarem preparadas para a vaga ofertada.

Concorrência

Como o número de desempregados é grande, milhares de pessoas se encontram na mesma situação de procurar emprego. Por isso, empresas estão cada vez mais exigentes na seleção, uma vez que desejam contratar o melhor profissional. Dentro da sua área de atuação, é preciso ficar atento às demandas e necessidades, organizando o seu currículo para a vaga almejada.

Falta de empenho

Para encontrar um trabalho nos tempos atuais, é fundamental ter paciência. Alguns processos seletivos podem ser mais demorados e outros mais lentos, devido ao número de candidatos inscritos, o que requer mais tempo para análise dos currículos. Portanto, é preciso aguardar e estar atento para as vagas às quais você está concorrendo, sem deixar de se esforçar ao máximo para consegui-la.

 


Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Como Conseguir um Emprego
Sucesso no Meio Competitivo – Como Pessoas Comuns Conseguiram Alcançar o Sucesso que Tanto Desejavam
Os Oito Pilares da Prosperidade

Fonte: empregos.com.br – carreiras.empregos.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!