O que não dizer no ambiente de trabalho?

Algumas frases devem ser evitadas no ambiente de trabalho para não prejudicar sua imagem profissional

Boca fechada

Diariamente somos submetidos a várias situações que requerem pensamento ágil e respostas precisas. Seja na vida pessoal ou no contexto profissional, é preciso, porém, saber dar as melhores respostas, pois uma resposta equivocada pode se tornar ofensiva ou gerar expectativas negativas a seu respeito.

Marcelo Henrique de Mello, um dos autores do Livro AFE Marketing Pessoal – Como Maximizar suas Qualidades, ressalta que o mercado de trabalho cada vez mais vem exigindo do profissional atitude, versatilidade e qualidades únicas. Dentro delas, está a de saber a hora certa de falar e o que falar.

Muitas pessoas levam anos de dedicação para construir uma boa imagem profissional, que pode ser destruída com algumas frases capazes de mudar a maneira como as pessoas te veem como profissional. Em alguns casos, ainda, esse erro não pode ser reparado, o que agrava a situação ainda mais.

A solução? Inteligência emocional. Essa habilidade pode ser desenvolvida e, com muito esforço e prática, é possível trabalhar sua inteligência emocional para que, nessas situações, ela trabalhe a seu favor e não contra você.

Confira a seguir algumas frases que devem ser evitadas no ambiente de trabalho:

“Não é justo”

Mas, a vida é justa? Todos sabemos que não. A partir do momento que você profere essas palavras, você pode parecer uma pessoa imatura e ingênua. Em vez de dizer que alguma atitude não foi justa, tente indagar quais motivos levaram aquela pessoa a tomá-la.

“Sempre foi feito assim”

Estamos em plena era tecnológica e com avanços acontecendo praticamente da noite para o dia. Essa frase pode projetar uma imagem preguiçosa e resistente a mudanças.

“Sem problema”

Ao receber uma tarefa ou o agradecimento de alguém, evite dizer a frase acima, pois ela pode causar no outro a impressão de que a tarefa – que foi ou que será feita – é, de fato, um problema.

“Levará apenas cinco minutos”

Ao receber uma tarefa que você considera simples, tente dizer que ela não demorará muito. Estabelecer um tempo curto para sua realização pode dar a entender que você está fazendo as coisas muito rapidamente e isso pode enfraquecer suas habilidades.

“Vou tentar”

Não precisamos nem dizer o porquê de essa frase ter que ser evitada. Troque-a por “vou me empenhar ao máximo”.

“Fulano é ruim de serviço”

Essa frase serve apenas como um molde para se referir a todas aquelas proferidas contra os colegas de trabalho. Evite falar mal do seu colega pois isso passa uma imagem negativa para você. Em todos os ambientes de trabalho existem pessoas incompetentes ou “ruins de serviço”, mas isso não precisa ser dito por você, caso você não consiga ajudá-las ou demiti-las.

“Não sou pago para isso”

Essa frase pode produzir o efeito de que você trabalha apenas pelo dinheiro. E isso é um ponto muito negativo para a sua imagem profissional. Caso você receba algo que está além da sua função, você pode se empenhar para resolver o problema ou conversar com o seu chefe pedindo orientações.

“Eu odeio esse trabalho”

Então, você está na empresa por qual motivo? Esse pensamento além de negativo, pode acabar prejudicando a harmonia do seu grupo de trabalho. Além disso, se seu chefe descobre isso, ele consegue encontrar um substituto para sua vaga facilmente.



Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Marketing Pessoal – Como Maximizar Suas Qualidades
Sucesso no Meio Competitivo – Como Pessoas Comuns Conseguiram Alcançar o Sucesso que Tanto Desejavam
Como Conseguir um Emprego

Fonte: Msn Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro/
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Marketing Pessoal - Como Maximizar suas Qualidades

Livro

Marketing Pessoal - Como Maximizar suas Qualidades

R$ 46,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Como Conseguir um Emprego

Livro

Como Conseguir um Emprego

R$ 46,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade