O que é Marketing Pessoal?

Aprenda Fácil o que é marketing pessoal

Marketing Pessoal

Nós somos uma marca. E, uma marca não nasce, é construída. Há tempos que os conceitos de marketing vêm sendo aplicados na gestão de imagem e planejamento de carreira de pessoas. Aliás, essa é uma das tendências irreversíveis dentro da nova dinâmica vigente na sociedade moderna.


Mas, afinal, o que é marketing pessoal?


Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações que visam promover o lançamento, o desenvolvimento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Transitando esse conceito para o marketing pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento desse público.

Nas palavras de Tom Coelho, um dos autores do Livro Marketing Pessoal, da Aprenda Fácil Editora, “o marketing pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou serviço.”.

Pensar em marketing pessoal significa dar alguns passos:


1º passo – a embalagem


A embalagem é o princípio de tudo. E você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Portanto, é preciso observar alguns pontos, como a aparência, que apresenta o ponto de partida de sua imagem, os trajes que você usa para cada ocasião, os acessórios, a etiqueta, a postura, o vocabulário e a saúde, que são fundamentais na construção da sua marca, pois qualquer falha em algum deles pode destruir em pouco tempo a imagem que você leva tempo para construir.


2º passo – o conteúdo


O chavão “o que importa é o conteúdo” é válido. Não adianta nada investir na embalagem se o conteúdo é pouco relevante. Trabalhar o conteúdo significa cuidar dos seguintes pontos: formação, seja profissional, pessoal ou acadêmica; currículo, que deve ser objetivo e capaz de ilustrar quem você é; atitude, que é determinante para destacar a sua imagem; autenticidade e transparência, que é a melhor maneira de conquistara simpatia, confiança e admiração das pessoas; a resiliência, que é a capacidade de adaptação às diversas situações; a ética profissional e a positividade.


3º passo – a visibilidade


Não adianta fazer a melhor coisa do mundo, se ninguém tomar conhecimento dela. É preciso comunicar e repercutir. Para construir uma marca, você precisa ser visto! Assim como um produto, você pode ter uma logomarca, e website. Cartões de visita são sempre bem vindos, bem como um e-mail para contato e que seja acessado frequentemente. Se você tem facilidade para escrever, promova esse talento. Desenvolva artigo versando sobre temas de ser conhecimento e relacionados à sua profissão e publique-os.


4º passo – a ênfase


Uma marca precisa ser repetida para ser lembrada. Por isso, você deve reunir um nome curto, associado a uma logomarca que facilite a sua percepção para as pessoas.


5º passo – a divulgação


Nesse momento, a publicação de artigos e participação em eventos são instrumentos certeiros. Esse também é o momento de você reforçar a sua comunicação. Pessoas marcantes são, por natureza, bons contadores de histórias, vivências, experiências e aprendizados.


6º passo – a diferenciação


Seguindo todos os passos anteriores, você ainda correrá um risco: o de ser notado como somente mais um player, mais uma marca dentre as tantas disponíveis no mercado. Por isso, você precisa se diferenciar. Praticar o que a teoria econômica chama de concorrência monopolística. Desenvolver um estilo próprio, fazer as coisas de forma diferente e, assim, tornar-se único, exclusivo, admirado e presente no coração e na mente das pessoas.

 

Conheça nossos Livros na Área de Desenvolvimento Pessoal:

Marketing Pessoal
Como Falar em Público com Sucesso – Marketing Pessoal, Comunicação e Oratória
Como Conseguir um Emprego

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Marketing Pessoal - Como Maximizar suas Qualidades

Livro

Marketing Pessoal - Como Maximizar suas Qualidades

R$ 46,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Como Falar em Público com Sucesso - Marketing Pessoal, Comunicação e Oratória

Livro

Como Falar em Público com Sucesso - Marketing Pessoal, Comunicação e Oratória

R$ 50,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,17 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Como Conseguir um Emprego

Livro

Como Conseguir um Emprego

R$ 46,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade