Com a proporção astronômica ganhada pela internet e pelas redes sociais, cresceu, também, o número de pessoas que passou a ganhar dinheiro fazendo uso delas. Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas consomem conteúdo online e acabam sendo influenciadas por pessoas conhecidas como influenciadores digitais.
O Brasil possui um número expressivo de influenciadores em comparação ao restante do mundo. Uma pesquisa recente realizada pela Tap Influence, software para influenciadores de marketing, constatou que 40% dos entrevistados disseram ter dado importância à opinião dessas pessoas antes de realizar uma compra.
Raíssa Feijó, uma das autoras do Livro Marketing Pessoal, da Aprenda Fácil Editora, ressalta que “Um dos grandes sucessos do marketing pessoal nas redes sociais é que as suas ações são potencializadas através da grande integração desses canais e por isso o planejamento é tão necessário.”.
Pra você que pretende se tornar um influenciador digital, apresentamos 5 passos, dados por Neil Patel, famoso por potencializar os lucros de gigantes como Amazon, Google e GM:
1 – Escolha um nicho e comece aos poucos
É importante delimitar uma área que você domine/goste e focar nela. A expansão da sua rede deve ser gradual. Tente começar divulgando para seus contatos mais próximos, depois para sua cidade e vá conquistando espaço depois disso. Não esqueça que as redes sociais são ferramentas potentes para a sua expansão.
2 – Priorize canais para compartilhar
Não adianta ter um perfil em cada rede social e, ao final, não conseguir administrar todas da melhor forma. Foque em uma ou duas e passe a produzir conteúdo para ela, o que garantirá que ela se torne mais robusta em termos de alcance. Atenção também para os diferentes tipos de público que têm o costume de usar a rede social que você elegeu.
3 – Invista em networking
Promova sua marca e esteja presente nos principais eventos da sua área de atuação. Estar disponível é uma forma de criar conexões reais e, logo, criará mais envolvimento com as pessoas que você deseja influenciar.
4 – Envolva-se com temas atuais
É importante estar atento ao que acontece para que você possa produzir conteúdo que seja divulgado e acessado. Alguns temas são sempre atuais e outros, momentâneos. Saber transitar entre os dois pode te render mais público.
5 – Mantenha-se autêntico à sua marca
Sabe quando você vê uma propaganda que você já sabe de qual empresa é? Manter a sua identidade em sua conduta e seguir um padrão criado pela sua marca é fundamental para gerar reconhecimento e autenticidade.
6 – Participe. Sempre!
Relacionar-se com os seus seguidores também é imprescindível. Isso acaba se tornando uma forma de mostras que você é “real” e que está atento a eles, não apenas está querendo ganhar prestígio às suas custas. “Quanto mais acessível você for, mais influente se tornará com o seu público”, afirma Patel.
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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues