WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como me organizar financeiramente durante a pandemia?

O controle financeiro é essencial, principalmente durante situações incomuns, como a pandemia

Finanças pessoais - imagem ilustrativa

Saaid Aad, autor do Livro AFE Finanças Pessoais – Como se Aposentar Jovem e Rico, pondera que, ao longo da vida, cruzamos com incontáveis oportunidades de construirmos nossa independência financeira, mas, pela ausência de lucidez no trato do dinheiro, acabamos desperdiçando-as.

Saber controlar as finanças pessoais é um problema enfrentado pelas pessoas há décadas. Contudo, a pandemia instaurada pela disseminação do coronavírus pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja voltar a respirar financeiramente, pois, nesse momento incomum, é possível diminuir alguns gastos supérfluos e concentrar a atenção no seu dinheiro.

O controle financeiro

Controlar as finanças pessoais significa saber lidar com o seu salário não somente no presente, como também a longo prazo. Durante a pandemia, esse cuidado a longo prazo torna-se ainda mais essencial, pois vivemos um momento economicamente instável e sem previsão de término, com diminuição de salários, demissões em massa, elevação de preços e necessidade de adaptação à nova realidade.

Se você deseja aprender a cuidar da sua saúde financeira em plena pandemia, está no lugar certo! Confira a seguir algumas dicas para assumir o controle do seu dinheiro:

Registre tudo

O primeiro passo para tentar reorganizar sua vida financeira é registrar tudo o que você gasta e ganha. Dessa forma, ficará mais fácil visualizar a sua dívida e a sua receita, o que te permitirá também fazer ajustes. Há dois tipos de gastos: os fixos e os variáveis. Entre os fixos, estão contas de água e luz, aluguel, e compras de mercado; ao passo que entre os variáveis estão gastos com lazer, estética, entretenimento e assinaturas – de TV e aplicativos, por exemplo.

Corte de gastos

Seguindo o que foi mencionado acima, é possível cortar gastos variáveis e até reduzir alguns gastos fixos. Em situações como a atual, qualquer dinheiro faz a diferença, então não pense antes de economizar. As contas de luz e de água, por exemplo, podem ser reduzidas com um consumo mais consciente, enquanto gastos com lazer e estética podem ser deixados para depois.

Limite de gastos

É fundamental saber o quanto você recebe por mês. “Mas todo mundo sabe!” Não! Nem todo mundo “sabe” o quanto ganha e acaba gastando mais do que isso, o que vai gerando uma dívida que não tem fim. Sabendo exatamente o quanto você ganha, é possível delimitar um “teto” para os gastos, isto é, um valor abaixo do seu salário, para que seja possível guardar o excedente.

Renegociação de dívidas

Uma boa opção para tentar reduzir aquela dívida que já se arrasta por muito tempo e acaba comprometendo o seu orçamento todo mês é trocá-la por uma dívida “mais barata”, ou seja, por uma operação financeira com menos juros.

Faça um compromisso

Para você que não consegue juntar dinheiro, defina um valor todo mês e registre-o como se fosse uma dívida. Ainda que seja um valor pequeno, comece fazendo isso e aumente o valor da sua “dívida” à medida que for possível.

Orçamento pessoal e profissional

Para profissionais que atuam como MEI, por exemplo, a recomendação é que não se misture a pessoa física com a jurídica, para evitar a “bola de neve” que essa mistura pode causar. Dívidas pessoais e dívidas da pessoa jurídica devem estar muito bem separadas.

Ajuda financeira

O governo criou um programa denominado “auxílio emergencial” para oferecer assistência financeira e amenizar os prejuízos causados pela pandemia. Se você se encaixa nas exigências para recebê-lo, não perca tempo. Governos estaduais e municipais também criaram outros programas de auxílio. Fique atento!

 


Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Finanças Pessoais – Como se Aposentar Jovem e Rico
A Ciência de Ficar Rico
Como Enriquecer sem Sacrifício

Fontes: Blog Rico – blog.rico.com.vc
Serasa Ensina – serasa.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!