WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como garantir a recolocação no mercado de trabalho?

Com a alta do desemprego, a busca pela recolocação se torna ainda mais difícil

Recolocação no mercado de trabalho - imagem ilustrativa

Carlos Prates, autor do Livro AFE Como Conseguir um Emprego, destaca que ficar desempregado não é fácil. É um momento difícil para qualquer pessoa, tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal. Entretanto, manter a autoestima e iniciar o quanto antes a preparação para a procura por um novo emprego é primordial para superar os desafios desta fase.

Ainda, aproveitar o momento para refletir sobre como estava sendo seu comportamento na empresa e sobre como você pode melhorar para conquistar um novo emprego pode ser um bom início. Talvez seja uma boa hora para aprender novas habilidades e desenvolver novas competências, conseguindo a tão sonhada volta ao trabalho.

A seguir, apresentamos algumas informações úteis para garantir a recolocação no mercado de trabalho:

LinkedIn

O LikedIn é uma “rede social profissional”, isto é, ele foi criado para que as pessoas criassem perfis com foco na imagem profissional, atuando como uma rede social, mas deixando de lado a informalidade e os assuntos de cunho pessoal. Nele, você cria um currículo virtual e consegue acrescentar todas as informações que você julgue relevantes para compor seu “valor” profissional. Além de conectar profissionais e empresas, também conecta profissionais a outros profissionais, favorecendo, também, o networking. Logo, ter um perfil bem construído no LinkedIn pode te ajudar a conseguir um novo emprego.

Profissionais +50

Há muitos profissionais que já ultrapassaram 50 anos e que possuem muita dificuldade na hora de buscar uma nova vaga profissional. A verdade é que tanto esses, quanto os profissionais mais jovens se deparam com esse problema, pois muitas empresas costumam ser mais resistentes com esse critério. Nesses casos, a melhor saída é evitar a estagnação e mostrar-se sempre ativo, participando de eventos do seu setor, palestras e cursos, aperfeiçoando-se e tornando-se visível para o âmbito profissional.

Redução salarial

Com o desemprego em alta, a grande maioria das empresas sabe que alguns profissionais estão realmente dispostos a receber menos no seu novo emprego. Se você ganhava 2X, mas agora aceita ganhar 1,5X ou até 1X, deixe isso bem claro durante o processo de seleção para que o entrevistador entenda que você já está ajustado para tal.

Envio voluntário de currículo

Muitas pessoas acreditam que enviar um currículo para as empresas pode ser útil em algum momento, mesmo que elas não estejam com processo de seleção aberto. Na realidade, dificilmente uma empresa olhará o seu currículo “futuramente”, sendo essencial não acreditar nessa sorte. A seção “trabalhe conosco” das empresas é uma boa oportunidade para que você deixe ali seu interesse em trabalhar nela, uma vez que muitas empresas recorrem a esse banco de dados na hora de buscar por um novo profissional.

O currículo

Provavelmente você conhece/conheceu alguém que possuía excelente formação – pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado, por exemplo –, mas que possui muita dificuldade para ser “notado” no mercado de trabalho. Esse problema pode ser uma consequência de erro no currículo: alguns possuem informações demais; outros, de menos. O ideal é que você construa um currículo que consiga, de fato, representar sua imagem profissional e que deixe claro às empresas que você é compatível com a vaga, sem exagerar nos dados e nas informações dispostas nele.

Primeiro emprego

O primeiro emprego pode ser um pouco frustrante para as pessoas, sejam elas formadas ou não. Isso porque dificilmente ele será o emprego “dos sonhos”, ganhando um valor considerável e trabalhando exatamente com aquilo que se ama. A tão temida “experiência” também dificulta um pouco esse caminho, impactando ainda mais no salário – que se torna menor. As vagas de auxiliar e de assistente podem ser uma boa opção para esses casos, pois costumam exigir pouca maturidade profissional, facilitando a vida de quem está procurando sua primeira oportunidade.

 


Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Como Conseguir um Emprego
Sucesso no Meio Competitivo – Como Pessoas Comuns Conseguiram Alcançar o Sucesso que Tanto Desejavam
A Fórmula do Sucesso

Fonte: MSN Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!